Traslados em Buenos Aires [Guia Definitivo]
Além das passagens, hotel e passeios, na hora de organizar uma viagem surge um quarto elemento importantíssimo: os traslados. Seja para ir desde o aeroporto até o seu ponto de hospedagem ou apenas para se trasladar pela cidade, é de vital importância saber com que opções contamos. Lembrando que existem diversas formas de traslados em Buenos Aires, com preços e características variáveis.
Que devemos levar em consideração antes de decidir a contratação de um transfer? Várias coisas, na verdade: horários, localização, número de passageiros, destino, e logicamente, a questão econômica. Em alguns casos os traslados podem ser facilmente substituídos pelo uso do transporte público e em outros tal vez não.
Táxi
O método mais tradicional e utilizado universalmente. Provavelmente a imagem que temos gravada nas nossas mentes é aquela cena tipicamente de filme. Qual? Chegar numa esquina qualquer, levantar a mão e gritar… “táxi”!
Claro que em Buenos Aires alguns cuidados devem ser tomados. Para evitar abusos, foi implementado um novo sistema de cobrança nos aeroportos da cidade no passado mês de abril. O primeiro em ser habilitado foi no Aeroparque, com resultados dissimiles. A primeira reclamação veio dos taxistas, alegando que o cálculo do valor do trajeto não contemplava as demoras no trânsito. A falta de consenso sobre o funcionamento do sistema continua ainda hoje.
Já nas ruas portenhas, as probabilidades de achar um motorista com vontade de passar a perna nos turistas são maiores. Recomendamos sempre ter uma noção da distância e o caminho a seguir, além do valor aproximado da corrida. Mas devemos lembrar que outros fatores como o horário e o estado do trânsito podem fazer toda a diferença. O mais seguro sempre é pegar um Rádio Táxi, que costuma ter o nome e o telefone da empresa pintados na lateral.
Uber
Desafiando as previsões menos otimistas, a empresa californiana continua firme e forte. Já enfrentou e atravessou inúmeras brigas, com a justiça e os motoristas de táxi. No entanto, a situação do Uber em Buenos Aires carrega algumas particularidades que não deixam de chamar a atenção.
Desde o início a empresa foi acusada de várias coisas. Sonegação impositiva, irregularidades na documentação dos motoristas e a falta de um seguro para passageiros. Itens que se fossem fiscalizados corretamente acabariam logo com a polêmica.
Será que a suposta ilegalidade do Uber tem outras razões? Isso é provável, embora seja um pouco mais difícil de provar. Na Cidade Autônoma de Buenos Aires funcionam ao redor de 60 mil táxis habilitados. O custo de cada habilitação é alto: o equivalente a várias dezenas de milhares de reais. E cada habilitação deve ser renovada a cada dois ou três anos, dependendo da vida útil de cada veículo. Fazendo as contas rapidamente… um negócio milionário que nenhum governo gostaria de ver ameaçado! Empresários e sindicalistas, que ao mesmo tempo são donos de dezenas ou centenas de táxis… também não.
- O aplicativo é o mesmo ou tenho que instalar outro? Não, você pode usar o mesmo App que no Brasil.
- Continua sendo o mais barato dos traslados em Buenos Aires? Dependendo dos horários e a demanda, sim.
- Onde posso pegar um Uber sem ter problemas? Fora dos aeroportos e em qualquer lugar da cidade sem pontos de táxi por perto.
- É possível chamar um Uber desde Ezeiza? Sim, mas eles preferem “levantar” o passageiro longe da entrada principal do aeroporto.
- É possível chamar um Uber desde o Aeroparque Jorge Newbery? Nem sempre. Muitas vezes, por motivos “desconhecidos”, o aplicativo não funciona.
Cabify
Contrariamente ao Uber, a companhia de origem espanhola Cabify funciona com menos problemas e maior naturalidade. Porém, as pressões dos taxistas e outros inimigos nunca faltam e o aplicativo costuma falhar na hora H. Sobretudo nos aeroportos. Algum hacker aí?
Mesmo assim, em condições normais o Cabify funciona corretamente e pode ser utilizado sem preocupações. As tarifas costumam ser um pouco mais altas que as do Uber sem chegar ao preço cobrado por remises e táxis. E sim, do mesmo jeito que o seu principal concorrente, para utilizar o Cabify em Buenos Aires você precisa do mesmo aplicativo que no Brasil. Ainda, o pagamento pode ser com cartão ou em dinheiro.
Sempre é bom lembrar do acréscimo do IOF para todas as despesas feitas no exterior: 6,38%.
Funny Times Travel
Uma opção muito mais prática e segura na hora de contratar um transfer na terra do tango. A empresa, fundada e liderada por Karina Enebelo (guia turística brasileira, mas que mora há muitos anos em Buenos Aires) dispõe de um portfólio com inúmeras atividades pensadas para o turista brasileiro.
Ciente da preocupação que pode representar os traslados em Buenos Aires para quem viaja pela primeira vez, a Karina e a sua equipe disponibilizam diversos serviços de transfer pela cidade. No site oficial da empresa você pode conferir o valor exato da viagem em tempo real. Basta preencher os dados solicitados e na hora sai o valor da corrida. No caso de concretizar a reserva, existe a chance de pagar a totalidade do serviço ou apenas o 20% online e o resto no dia da corrida. Formas de pagamento? Cartão, pesos argentinos, reais brasileiros, dólares etc.
A partir daí, problema solucionado… basta chegar no aeroporto e procurar a plaquinha com seu nome! Além dos traslados a Funny Times Travel oferece shows de tango, passeios, tours gastronômicos e muitas outras atividades. Tudo aquilo que é preciso para curtir ao máximo a sua permanência em Buenos Aires!
Transfer Express
Uma empresa de traslados em Buenos Aires com base nos dois principais aeroportos: o Aeroparque Jorge Newbery e Ezeiza. A Transfer Express oferece serviços com carros de uma capacidade para até 4 passageiros ou vans para grupos maiores. No último caso, os veículos podem transportar até 12 pessoas.
Em Ezeiza, o guichê está localizado depois de passar pela alfândega e antes de sair para o salão principal. No Aeroparque, encontra-se frente às esteiras para retirar a bagagem. Mas é possível contratar o serviço depois de ter saído, já que o balcão também comunica com o hall principal. A tarifa é consideravelmente mais cara que o Uber ou Cabify, só que trata-se uma empresa totalmente segura.
O valor é determinado antes da viagem e você pode pagar em dinheiro ou cartão.
Tienda León
Também opera desde os dois aeroportos portenhos, só que de um jeito mais corporativo. Seus serviços incluem uma frota de remises e ônibus, com trajetos predeterminados. Os carros desde os aeroportos normalmente têm preços mais altos que a concorrência, mas sempre há disponibilidade. Igual que a opção anterior, o pagamento é aceito em dinheiro vivo, cartão de crédito ou cartão de débito.
Os buses de Tienda León permitem sair desde Aeroparque ou Ezeiza de uma maneira bastante econômica, mesmo levando bagagem. Só que têm um destino final fixo: o Terminal de Buquebus em Puerto Madero. Assim, quem quiser economizar vindo desde Ezeiza vai ter que contratar mais um traslado se o hotel não estiver perto. Mesma coisa para ir desde o centro até o Aeroporto. Entretanto, não deixa de ser uma alternativa interessante e mais em conta que outras.
Táxi Ezeiza
O nome já diz tudo: táxis no Aeroporto Ministro Pistarini (ou Ezeiza como é mais conhecido). Seu balcão de atendimento é bem fácil de achar, já que está no meio do salão de entrada. Uma dica? Dependendo do destino final, as tarifas são um pouco mais baixas que Transfer Express ou Tienda León. Digamos que poderia ser um meio termo entre a opção mais em conta (Uber) e as empresas anteriormente mencionadas.
Outra dica? Táxi Ezeiza tem uma promoção para quem quiser retornar desde o centro da cidade até Ezeiza. Reservar um carro da companhia desde qualquer ponto do centro portenho tem um custo 30% menor que o valor do trajeto inverso (Ezeiza – Centro). Aqui o preço do percurso também é estabelecido antes da viagem e é permitido pagar em dinheiro ou cartão.
Remises
Diferente dos táxis e dos carros de aplicativo (Uber ou Cabify), os remises trabalham com outra metodologia. Pertencem a agências que normalmente estão localizadas nos diversos bairros de Buenos Aires. Circulam entre diferentes pontos da cidade e podem ser utilizados para ir, por exemplo, até o aeroporto sem inconvenientes. Durante muitos anos o remise foi o sistema de traslados em Buenos Aires mais utilizado.
Quais os motivos? Um preço consideravelmente menor que o táxi, já estabelecido antes da viagem, e maior segurança. A limitação foi, e continua sendo, ter que ligar por telefone para um atendente e agendar a viagem.
Além disso, o pagamento é realizado unicamente em espécie. Contudo, não deixa de ser uma solução prática e livre de perigos na hora de se trasladar pela cidade.
5 dúvidas sobre os traslados em Buenos Aires
1 – Pagar à vista ou com cartão? Exceto os táxis e os remises de bairro, todos os traslados podem ser pagos em dinheiro ou cartão. Os dois primeiros só recebem à vista.
2 – Se for em espécie… pago com pesos argentinos, reais ou dólares? Qual seria a maneira mais recomendável? Tanto faz, sempre que a cotação oferecida seja conveniente para você! Atualmente, o dólar está na frente das preferências e logo depois vem o real. O peso argentino, na lanterna. Nos guichês dos aeroportos você pode encontrar uma plaquinha com as cotações das divisas. Se o câmbio não for interessante, então pague em pesos.
3 – É possível combinar o preço da corrida antes de partir? Dificilmente, apenas com alguns taxistas ou outros tipos de transfer não convencionais. Se não, o valor já é decidido de antemão. Tem a vantagem, sim, de saber o valor exato antes de sair (remises, Transfer Express, Tienda León e Táxi Ezeiza). Ou ainda, no caso dos aplicativos, de receber uma estimativa do valor a ser cobrado. Mais nada.
4 – Qual é o traslado mais confiável? Os remises e as empresas de transfer são os tipos de traslados em Buenos Aires que brindam maior confiança. Ao mesmo tempo, é claro, resultam os menos econômicos. Mas às vezes pagar um pouquinho a mais acaba sendo sinônimo de tranquilidade e segurança.
5 – O porquê das diferenças de preço entre os serviços? Embora o cálculo de qualquer corrida esteja baseado, inicialmente, na distância a percorrer, existem outras razões que acabam influindo no preço final de uma viagem. Além das demoras no trânsito (nos táxis), as agências que operam nos aeroportos pagam valores altíssimos para poder trabalhar aí. E quem paga por isso, finalmente, é o passageiro…
Shows de Tango, passeios e traslados em Buenos Aires com os preços mais baixos!!!
Pensa viajar em breve para Buenos Aires? Então não perca mais tempo e descubra as melhores atividades turísticas para poder aproveitar ao máximo a sua permanência na capital argentina.
A Funny Times Travel & Tours, empresa líder em turismo receptivo direcionado ao público brasileiro em Buenos Aires disponibiliza um amplo portfólio de serviços incluindo shows de tango, city tours, passeios e traslados. Tudo com uma atenção personalizada e ainda por cima com os melhores preços do mercado!!!
Faça a sua consulta sem nenhum compromisso utilizando o formulário de contato aqui embaixo. A sua consulta será processada e respondida pela equipe da Funny Times na maior brevidade.
Favor utilizar o formulário APENAS para assuntos relacionados com reservas, já que a sua mensagem vai diretamente para o Departamento de Vendas. Para outro tipo de comentários, dúvidas ou perguntas, por favor usar o formulário chamado Deixe uma resposta localizado depois dos comentários. Obrigado!!!
Reserve Já!
[contact-form-7 id=”3400″ title=”Formulário duas colunas Funny Times Facebook”]
Fique por dentro, com a Funny Times é melhor…