Táxis portenhos, mergulhando no tráfego
Com aproximadamente 40.000 unidades habilitadas para circular em Buenos Aires, o táxi é um meio de transporte que sobrevive ao passar dos anos. Os táxis portenhos distinguem-se por estarem pintados de preto e com o teto amarelo, levando uma placa luminosa acesa informando se está livre ou não. A maioria deles funciona com gás natural comprimido (GNC), reduzindo assim o custo do combustível.
Podem levar um máximo de quatro passageiros e no banco de trás deve ser exibida uma placa com todos os dados do dono do veículo e do motorista. Devido ao crescente número de turistas que visitam a cidade, muitos até oferecem ao passageiro revistas em diversas línguas para ler durante a viagem.
O valor da viagem vai sendo alterado a cada 200 metros percorridos ou depois de cada minuto de espera. A partir das 22 horas até às 6 horas da manhã do dia seguinte o valor do serviço sofre um acréscimo de 20%.
Nos últimos 20 anos os táxis portenhos vem sofrendo uma forte concorrência por parte dos remises, um meio de transporte alternativo; como resposta, existem táxis independentes e os chamados rádio táxis, que pertencem a diferentes empresas privadas e podem ser solicitados por telefone (na verdade é sempre mais seguro pegar os rádio táxis).
Veja a seguir como viajar com segurança pela cidade de Buenos Aires.
Características
Como acontece em muitas cidades do mundo (nas do primeiro mundo também) o passageiro inexperiente sempre corre o risco de levar (e pior de tudo, ter que pagar) um passeio indesejado pela cidade. Para evitar isso é sempre bom ter uma leve noção do caminho e as distâncias; informações que hoje em dia podem ser obtidas sem maiores dificuldades na internet.
Outro cuidado que o turista brasileiro em Buenos Aires deve tomar é com as notas falsas: alguns motoristas nada honestos aproveitam o desconhecimento dos visitantes estrangeiros com a moeda local para entregar notas falsas na hora do troco. A melhor coisa é tentar levar sempre dinheiro trocado.
O trânsito na cidade de Buenos Aires é muito intenso, principalmente nas horas de pico. Nesse caso, além da dificuldade de achar um táxi livre, é conveniente sair com suficiente antecedência e principalmente com uma boa dose de paciência. O tráfego é frequentemente interrompido pelos habituais engarrafamentos e cortes de rua pelas diversas manifestações e por algum motivo desconhecido, quando começa a chover é quase impossível achar um táxi no centro de Buenos Aires.
Mesmo sem ter um piloto argentino na Formula 1 faz vários anos, a maioria dos motoristas dos táxis portenhos gostam de afundar o pé no acelerador e de fazer manobras radicais. As mudanças de pista sem fazer uso da devida sinalização são bem habituais entre os portenhos e, juntamente com ultrapassar o veículo da frente milimetricamente, são coisas que o turista brasileiro em Buenos Aires deve se acostumar.
Porém, a inauguração do Metrobûs aliviou bastante o fluxo de trânsito no centro com pistas exclusivas para os ônibus, deixando mais espaço para os carros e táxis. Ainda com vantagens e desvantagens, o táxi continua sendo um meio de transporte ágil e muito utilizado para percorrer os diferentes pontos da cidade de Buenos Aires.
Dá pra ir de metrô do eze para o centro? Qual seria o melhor custo-benefício?
Oi Alan, infelizmente ainda não existe linha de metrô entre esses dois pontos. No artigo Traslados desde os Aeroportos de Buenos Aires você vai achar outras opções de traslado. Abraço!
É fácil usar o metro em BsAs?
Olá Cecília, tudo bem? Sim, usar o metrô é bem simples. Basta ter o cartão SUBE com créditos suficientes e é possível percorrer praticamente a cidade toda. Abraço!