Metallica em Buenos Aires 2020
Após algumas idas e voltas, a notícia finalmente foi confirmada: a banda californiana Metallica vai se apresentar em Buenos Aires. O dia escolhido vai ser o 18 de abril de 2020 no Campo Argentino de Polo, no bairro de Palermo. Vai ser a sexta apresentação do Metallica em Buenos Aires, onde tocou pela última vez no Lollapalooza de 2017.
Os metaleiros estão promovendo o seu último disco: Hardwired… to Self-Destruct através da turnê denominada World Wired Tour. A banda que acompanhará o Metallica no seu show portenho vai ser o Greta Van Fleet, um dos grandes nomes da cena roqueira atual.
Além da Argentina, o Metallica vai tocar no Chile e ainda em quatro cidades brasileiras. Até agora estão confirmados os shows de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.
Formada em San Francisco em 1981 pelo baterista dinamarquês Lars Ulrich e o guitarrista James Hetfield, a agrupação original incluía o guitarrista Dave Mustaine. Contudo, o Mustaine foi demitido antes da gravação do primeiro disco. Sem perder o tempo, o Dave criou um projeto que também iria fazer bastante barulho no mundo do Trash-Metal. Sim, estamos falando do Megadeth onde atualmente toca o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro.
Metallica nos anos 1980-1990
Logo no início o Metallica deu uma clara demonstração do seu estilo veloz e furioso. A prova disso foi o disco de estreia, Kill’em All, publicado no verão americano de 1983. O Trash-Metal acabava de nascer. Não satisfeitos com o sucesso recebido, um ano depois lançavam o segundo álbum: Ride the Lightning.
Mas foi com o terceiro disco de estúdio, o icônico Masters of Puppets, que o Metallica chegou no topo das paradas e das vendas. A partir daí, o mundo foi do Metallica e seus discos seguintes venderam milhões e milhões no planeta todo. And Justice for All, The Black Album, Load e Reload todos eles foram sucessos de vendas. Com certeza, o grupo tinha tudo para encerrar a década de 1980 na maior das celebrações. Ou não?
Justiça para todos…
Porém, a bem-sucedida carreira do Metallica não ficou isenta de momentos difíceis. Em 1986 a banda já havia sofrido uma baixa importantíssima: o talentoso baixista Cliff Burton faleceu num acidente de ônibus na Suécia. Muitos pensaram que era o fim, mais o grupo alistou o Jason Newsted para tomar conta das quatro cordas.
No início do século XXI, um novo contratempo apareceu no caminho dos californianos: o Napster. O polêmico sistema de compartilhamento de arquivos (especialmente de MP3) se viu de cara com o enfurecido baterista Lars Ulrich. Começava uma longa luta pelos direitos autorais; no fim, o Metallica acabou ganhando.
Em 2001, o baixista Jason Newsted ficou aborrecido da banda e foi embora. O então quarteto ficou um extenso período sobrevivendo apenas como trio. De fato, na gravação do disco St. Anger (2001) quem teve a responsabilidade de tocar o baixo foi o próprio produtor Bob Rock.
Para completar, a continuidade do Metallica ficou na corda bamba durante esse tempo, sobretudo pelas dúvidas sobre a permanência do guitarrista, vocalista e um dos líderes do grupo: o James Hetfield.
Finalmente, já em 2003, acontece uma nova mudança na formação. Entra mais um novo baixista, dessa vez o Robert Trujillo. A partir daí, a harmonia veio para ficar e o Metallica continuou firmemente o seu caminho no mundo metaleiro.
Contudo, houve que esperar até 2008 para um novo disco sair. Death Magnetic não desapontou nem um pouco e atingiu o topo das listas de discos mais vendidos em poucas semanas. Novamente foi preciso aguardar vários anos até aparição de mais um álbum do Metallica. Para alívio dos seus fãs, Hardwired… to Self-Destruct foi lançado em novembro de 2016. Era um bom motivo para ir planejando uma nova se longa série mundial de apresentações!
Metallica no bairro de Palermo
A World Wired Tour começou em fevereiro de 2016, incluindo shows pela América, Europa, Oriente e Oceania e ainda continua. Até agora estaria terminando no Estádio Mineirão (Belo Horizonte) em 27 de abril do próximo ano, uma semana depois do show de Buenos Aires.
A apresentação do Metallica e Greta Van Fleet vai ser realizada no Campo Argentino de Polo, na Avenida Libertador esquina Dorrego, no bairro de Palermo. Para chegar desde o centro o mais conveniente é o trem da linha Mitre que sai de Retiro e descer na estação Tres de Febrero. Indo de ônibus, a linha 130 passa pela porta ou, mais distante, as linhas 59 e 152 que circulam pela Avenida Santa Fé. Ou ainda, o metrô da linha D até a estação Palermo e depois caminhar aproximadamente 10 quadras.