Malbec, o vinho argentino mais badalado

Malbec, o vinho argentino mais badalado

Já ouvimos dizer milhares de vezes que um dos maiores destaques da Argentina é o vinho. Junto com o tango e a carne formam a “trilogia” que todo turista que visita o país deveria experimentar. Nada melhor do que uma boa taça de vinho enquanto degustamos um suculento bife de chorizo, não é mesmo? Qual seria então a música de fundo mais apropriada para tão bela imagem? Um autêntico tango, inquestionavelmente! Agora… de todos os numerosos vinhos argentinos disponíveis, qual acaba sendo o mais badalado? O Malbec, sem dúvida nenhuma.

Não é dos vinhos mais suaves; pelo contrário, só perde para o Cabernet Sauvignon em questões de robustez. Em comparação com o Cabernet, possui um corpo mais moderado, do mesmo jeito que o Merlot.  É mais forte, sim, que o Bonarda, outra variedade que faz tempo vem pisando forte na terra dos hermanos.

Por último, com quais comidas o Malbec combinaria melhor? Como a maioria dos tintos, resulta o companheiro indicado de carnes vermelhas, queijos duros e massas com molho de tomate. Vamos conhecer então com maiores detalhes o mais renomado dos vinhos argentinos…

Principais características

Seu nome vem diretamente do tipo de uva utilizada na sua produção: a uva Malbec, originária da França. Normalmente apresenta uma cor escura e certo sabor frutado, principalmente de ameixa.

Uva Malbec

Na Argentina, a uva Malbec desembarcou ainda no século 19 e a partir daí foi desenvolvendo as suas propriedades. A maior província argentina produtora é Mendoza, famosíssima pelas suas vinícolas. De fato, mais do 85% da produção se realiza em Mendoza. Quais as principais regiões produtoras? O Valle de Uco e Luján de Cuyo, não muito distantes da gelada Cordilheira dos Andes.

Na atualidade o Malbec argentino está considerado um dos melhores do mundo. Trata-se de um vinho refinado, relativamente seco, de corpo considerável (sem ser muito forte) e cor bem intensa. Sua principal característica é aquele aroma de frutas e seu cálido sabor, levemente adoçado.

Malbec

A temperatura ideal varia entre 16° e 20°. Para isso, o mais recomendável é abrir a garrafa com uma hora de antecedência.

7 vinhos Malbec que podemos comprar na Argentina

Logicamente, um vinho de tão alto padrão e reconhecido mundialmente vai acompanhado de preços altos. Sim, é verdade… uma garrafa das adegas mais requintadas tem um preço meio fora do alcance de muitas pessoas. Um Catena Zapata Malbec Argentino pode custar tranquilamente acima de 450 reais pelo câmbio de hoje.

Catena Zapata Malbec Argentino

Porém, é possível achar outras opções por valores bem mais camaradas. Quanto? Entre 20 e 70 reais, aproximadamente. Alguns deles são…

  1. Don Valentín Lacrado Roble, safra 2017.
  2. San Felipe, Malbec, 2017.
  3. Traslapiedra, Malbec, 2016.
  4. Trumpeter, Malbec.
  5. Laderas de Los Andes, Malbec, 2014.
  6. Luigi Bosca, Malbec.
  7. Susana Balbo Signature, Malbec, 2016.

Luigi Bosca Malbec

Onde podemos comprar vinhos de qualidade sem ter que gastar uma fortuna? Bom, o Free Shop de Ezeiza costuma ter, com relativa frequência, alguma promoção interessante. Mas não é o local mais em conta para comprar esse tipo de vinhos, de jeito nenhum. As lojas de vinhos que podem ser achadas em diversos pontos da cidade já apresentam uma variedade maior e preços menos assustadores.

Pensa viajar a Buenos Aires e quer curtir um verdadeiro show de tango, com jantar, bebidas livres e traslado ida e volta incluídos? Então não perca mais tempo… a sua solução acabou de chegar!!!

Contudo, não duvide em fazer uma pesquisa pelos supermercados portenhos mais conhecidos (Carrefour, Disco, Coto, Jumbo, etc.) porque é bem provável que você possa achar umas tentadoras garrafinhas sem ter que hipotecar a sua propriedade! Uma dica que pode fazer toda a diferença… então não perca a chance de voltar para casa e curtir um bom Malbec argentino!

Um comentário sobre “Malbec, o vinho argentino mais badalado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

404: Not Found