Livraria El Ateneo, a mais bela da cidade
O movimento cultural de Buenos Aires pode ser percebido nas suas mais variadas manifestações. Museus, teatros, casas de tango e também as numerosas livrarias que enfeitam a capital argentina são os exemplos mais habituais. Mas tem uma que acaba se destacando bem por cima das outras: a Livraria El Ateneo. Com quase 100 anos de existência, foi inaugurada em 1919 e teve diversas finalidades até o dia de hoje. Localizada na Avenida Santa Fe, no nobre Barrio Norte, é sem dúvidas um dos pontos mais visitados da cidade.
Inicialmente funcionou como teatro, o Grand Splendid, com capacidade para 500 pessoas. Porém, com o passar do tempo, também foi cinema, estúdio de rádio e finalmente, uma grande livraria. Quando ainda era um teatro desfilaram pelo palco grandes figuras da cultura argentina onde não faltou o próprio Carlos Gardel.
A livraria por dentro
Basta atravessar a porta para ver que estamos ingressando num lugar diferente. No final das contas a Livraria El Ateneo está considerada uma das mais belas do mundo. E ainda uma das 10 livrarias mais importantes. Baita elogio, já que vem nada menos que do famoso jornal britânico The Guardian.
Seu interior é irresistivelmente atraente e conserva boa parte da sua aparência original, mesmo após todas as reformas realizadas. A cúpula, as sacadas e a imensa cortina vermelha de veludo formam uma imagem que acaba tirando o fôlego. Símbolos da ostentação característica da época, onde todos os prédios eram construções imponentes.
Impossível deixar de mencionar a beleza da cúpula, realizada pelo pintor italiano Nazareno Orlandi. Trata-se de uma alegoria da paz simbolizando o fim da Primeira Guerra Mundial.
São três andares e um subsolo onde podemos encontrar livros dos mais diversos géneros, DVD’s e também CD’s. Além de um pequeno espaço no subsolo dedicado exclusivamente para as crianças. Qual será a motivo para ela receber milhares de visitas diárias, atraindo turistas do mundo todo? Além da sua beleza, o gigantesco estoque de mais de 100 mil livros disponíveis, o que a converte na maior livraria portenha.
Outro detalhe interessantíssimo da Livraria El Ateneo: ter poltronas para ler confortavelmente sem obrigação de compra. Na livraria tudo acaba sendo bem aproveitado: onde antigamente era o palco hoje funciona um aconchegante café. Uma prática maneira de combinar duas paixões tipicamente portenhas: leitura e um bom cafezinho.
Como chegar
De fácil acesso, a Livraria El Ateneo é um dos passeios que nunca faltam no roteiro de qualquer turista. Encontra-se na Avenida Santa Fe 1860, entre a Avenida Callao e Riobamba, bem perto da Recoleta. Para chegar podemos utilizar o metro da linha D e descer na estação Callao, ou ir de ônibus. Algumas das linhas que passam pertinho da livraria são: 10, 12, 108, 124 e 152. Prefere ir a pé? Então fique sabendo que a distância desde o Obelisco é de aproximadamente 15 quadras.
Mesmo para quem não é fã da literatura visitar a Livraria El Ateneo acaba sendo uma bela experiência. Você pode entrar, se perder entre milhares e milhares de livros e ainda contemplar com fascínio a beleza interior.
E o melhor de tudo, um passeio totalmente de graça que pode ser realizado todos os dias. O horário de atendimento é das 9.00 às 22.00 horas, de segunda a sábado. Os domingos abre as suas portas a partir do meio-dia.