História de Buenos Aires
A cidade de Buenos Aires é a capital da Argentina e está localizada na beira do Rio de la Plata. Abrange uma área de aproximadamente 200 km2 e tem uma população superior a três milhões de moradores. O porto de Buenos Aires é o mais importante do país, e por isso os naturais da cidade são chamados de “porteños”.
A primeira fundação aconteceu em 1536 pelo espanhol Pedro de Mendoza, enviado pelo rei Carlos V, e as primeiras comunidades começaram a se formar em redor da atual Plaza de Mayo. Mas foi só depois da segunda fundação (o também espanhol Juan de Garay, em 1580) que a cidade começou a crescer e se desenvolver. Inicialmente, a cidade foi chamada “Santa María de los Buenos Ayres”.
A Plaza de Mayo deve seu nome à Revolução de Maio de 1810, quando os moradores porteños conseguiram, pela força, expulsar os colonizadores espanhóis e obter, já em 1816, a sua independência. Na Praça podemos encontrar o Cabildo (a Casa de Governo da época), a Catedral Metropolitana (fundada originalmente em 1622 e logo reformada, só ficou pronta em 1822) e a famosa Casa Rosada (Casa de Governo atual).
Com o aumento da população, em meados do século XIX apareceram novos meios de transporte. O primeiro deles foi o trem e começou antes de 1860. Já no inicio do século XX, Buenos Aires recebeu um grande número de imigrantes (principalmente da Itália e a Espanha) que foram se dedicando principalmente ao comércio e a construção. Este último detalhe justifica então a importante semelhança entre a arquitetura argentina e a européia.
A cidade
Buenos Aires, considerada uma das maiores cidades do mundo, possui um clima moderado e úmido com uma temperatura media anual de 17°. Está formada por 48 bairros, sendo os mais tradicionais San Telmo, La Boca e Recoleta, e oferece muitas opções em questão de meios de transporte.
Conta com dois aeroportos (Ezeiza e Aeroparque), uma Rodoviária de Ônibus, várias linhas de trem e metrô e milhares de táxis e ônibus (colectivos) espalhados por cada canto da cidade.
Tem uma intensa atividade comercial e cultural. No chamado micro centro está concentrada a “Wall Street portenha”, o pulmão financeiro de Buenos Aires, com numerosos bancos e casas de câmbio. Abundante na cidade são os concorridos cafés e restaurantes; não é estranho achar em cada esquina da cidade um café e uma banca de jornal.
O comércio na cidade é muito intenso e existem muitas lojas, localizadas principalmente nas transitadíssimas ruas Lavalle e Florida. Em matéria de roupa as opções também são muitas e atraentes: roupas informais, esportivas, de marca e artigos de couro estão entre os itens mais procurados pelos estrangeiros que visitam Buenos Aires.
Culturalmente apresenta um leque de opções muito amplo. Existem diversos museus, teatros e monumentos que merecem ser visitados e que fazem parte da historia da cidade. Conhecida também como a capital do Tango, Buenos Aires possui numerosos locais onde é possível assistir shows da dança típica argentina, e até ter aulas.
Nas ruas do bairro de San Telmo, por exemplo, é comum achar casais de dançarinos deleitando os turistas com seus precisos movimentos acompanhando o sensual compasso do 2 X 4.
Lazer
É possível achar um grande número de cinemas e teatros em Buenos Aires. Antes da aparição dos Shoppings, a maioria dos cinemas podiam ser encontrados na Rua Lavalle e a Avenida Corrientes.
Nesta última concentravam-se também os mais importantes teatros da cidade, muitos deles ainda em funcionamento e oferecendo diversos espetáculos que o turista pode curtir.
Enfim, o charme de Buenos Aires está por todos os lados esperando ser descoberto por aquele que esteja disposto a conhecer uma das cidades mais famosas do mundo.
Buenos Aires não é somente uma cidade. É uma lenda viva no coração da América do Sul. Tem o privilégio de amparar em seu território grande levas de imigrantes estrangeiros, predominando os italianos, que elevaram a terra portenha ao respeitável apelido de “CIDADE DO TANGO”. Certo! Buenos Aires, nas décadas de 1910 a 1960, tornou-se a glamorosa rainha do tango, com suas típicas a encantarem toda a metrópole portenha, colorindo a cidade com as mais belas cores da Bela Época! Portanto, uma ótima indicação: “ver Buenos Aires depois morrer” !!!
Valeu Gilson, ótima definição! Obrigado pelo comentário. Um abraço!
Olá tudo bem?
Minha duvida maior é qual show de tango escolher?
Vcs poderiam me ajudar?
Grata
Boa tarde Erika, tudo bem? Na verdade, existem diversos tipos de espetáculos de tango em Buenos Aires e escolher um deles depende de vários fatores. No artigo Como escolher um Show de Tango em Buenos Aires falamos do assunto com maiores detalhes. Um abraço!
Conheci Boenos Aires,achei encantadora,muito verde com praças muito lindas,limpa ,indo para o aeroporto pela auto estrada os dois lados com muito verde bem cuidado para as pessoas se divertirem como se fosse um parque,em resumo,”ADOREI”
Olá José Luiz, seja bem-vindo ao nosso blog e obrigado por compartilhar a sua opinião conosco e outros leitores. Um abraço!
A h, Buenos Aires querido. em2012 tive a oportunidade de te conhecer e também conhecer minha mãe . após 62 anos de vida , pena ela viveu só mais um ano e 6 meses. Mas mesmo assim fiquei gostanto muito de Buenos Aires . pretendo um voltar aí, tenho uma promessa a cumprir ir visitar minha mãe em sua última morada. Amo Buenos Aires ah ia me esquecendo tenho também porque voltar lá ficou um irmão e um sobrinho quero vê-los novamente. OBRIGADA por me escutar um Abraço.
Obrigado pelo comentário, Rosa, e seja bem-vinda ao blog Brasileiros por Buenos Aires.