Feriados na Argentina 2019
Antes de viajar para Buenos Aires sempre é uma boa ideia conferir as datas. Por que? Por causa dos feriados, prezados leitores! Acontece que é necessário entender que os feriados na Argentina não são exatamente os mesmos que no Brasil. Logo, chegar na terra dos hermanos durante um feriado nacional pode atrapalhar sensivelmente os seus planos. Lojas fechadas, pouco transporte, nada de bancos nem casas de câmbio… sim, os inconvenientes podem ser muitos.
Via de regra, nos feriados portenhos nem os bancos nem as casas de câmbio trabalham. Também, dependendo da época do ano, as escolas não têm aulas. Já o transporte público (ônibus, trem e metrô) funciona com normalidade, apenas ajustando os horários. As lojas comerciais costumam fechar, mas os shoppings, casas de espetáculos, passeios e locais gastronômicos geralmente ficam abertos. Shows de tango? Sim, tem praticamente os 365 dias do ano… isso não para!
Em total, nesse ano os argentinos vão ter 16 feriados, 11 deles em dias úteis. Além disso, o ano de 2019 vai receber quatro feriadões, uma situação muito apreciada pela maioria dos trabalhadores. Os pontos mais atingidos durante um cesse de atividades são o centro e o micro centro portenho; o resto dos bairros habitualmente são mais flexíveis nessas datas. Desse jeito, se no centro os restaurantes e barezinhos estão de portas fechadas, o mesmo pode não acontecer, por exemplo, em Palermo Soho. Certo?
Quantos feriados a Argentina e o Brasil têm em comum? Apenas seis… o resto são os feriados típicos de cada país. Então, se não quer encontrar uma cidade deserta e com o comércio de folga saiba quais são os feriados na Argentina.
Janeiro
- Terça-feira 1 (Ano Novo): o ano sempre começa com calor, provavelmente um pouco de ressaca e tudo fechado. Melhor programar os compromissos para o dia seguinte! Transporte público? Funciona, sim, só que com menos serviços e a partir da madrugada. Uma dica? Organize passeios ou atividades que possam ser feitos a pé.
Março
- Segunda-feira 4 e Terça-feira 5: o Carnaval na Argentina tem poucas semelhanças com o brasileiro, mas mesmo assim é um bom motivo para festar e se divertir. De quebra, trata-se do primeiro feriadão do ano. Bancos? Fechados. Transporte? Funciona. Bares e restaurantes? A maioria atende. Lojas comerciais? Muitas fecham e só algumas ficam abertas. Lembrando que os portenhos aproveitam os feriadões para escapar de Buenos Aires. Se prepare então para encontrar uma cidade com muita menos gente.
- Domingo 24 (Dia da Memória): um feriado moderado que, como vai ser num domingo, não faz muita diferença. Ou seja, os signos vitais da cidade ainda funcionam (transporte, restaurantes, shoppings, espetáculos, etc.).
Abril
- Terça-feira 2 (Dia do Veterano da Guerra das Malvinas): outro dia onde as agências financeiras não trabalham, parte das lojas estão fechadas, mas o resto continua quase com normalidade.
- Sexta-feira 19 (Páscoa): segundo feriadão de 2019 e já desde o dia anterior, quinta-feira santa, parte da atividade fica paralisada. Transporte sempre tem e onde comer também, mesma coisa com os shoppings e outras atividades turísticas.
Maio
- Quarta-feira 1 (Dia do Trabalhador): aí sim, tudo está fechado. Apenas o transporte público funciona, embora com serviços mais reduzidos.
- Sábado 25 (Dia da Revolução de Maio): festa pátria dos argentinos. Celebra-se a revolução acontecida na icônica Plaza de Mayo onde o povo acabou se rebelando contra o colonialismo espanhol. Aproveite para degustar a comida típica argentina… os restaurantes regionais com certeza vão abrir as portas!
Junho
- Segunda-feira 17 (Passo à Imortalidade do General Martín Miguel de Güemes): terceiro feriadão do ano, então as ruas portenhas vão amanhecer vazias outra vez. Nada de bancos, escritórios, casas de câmbio e boa parte do comércio pode estar fechado. Transporte público? Sim, ele funciona.
- Quinta-feira 20 (Dia da Bandeira): outra comemoração nacional, lembrando dessa vez da morte do General Belgrano, responsável pelas cores azul e branca da bandeira argentina. Tudo parado, exceto os meios de transporte, centros comerciais, alguns locais gastronômicos e atrações turísticas.
Julho
- Terça-feira 9 (Dia da Independência): agora é a vez de celebrar a independência argentina, acontecida em 1816 na cidade de Tucumán. O que está aberto? Pouca coisa, mas do mesmo jeito que no 25 de maio, é uma boa chance de desvendar os segredos da comida regional do país vizinho.
Agosto
- Sábado 17 (Passo à Imortalidade do General José de San Martín): o corajoso Libertador da América recebe sua homenagem todo 17 de agosto. O feriado é tranquilo, mais ainda sendo num dia sábado. O que estará funcionando? Muita coisa: os meios de transporte, algumas lojas, shoppings, cinemas, bares e restaurantes.
Outubro
- Sábado 12: Dia das crianças? Não senhor, os argentinos comemoram o Dia do Respeito à Diversidade Cultural. Antigamente conhecido como o Dia da Raça, nada mais lembra o descobrimento do continente americano feito por Cristóvão Colombo. O comportamento da cidade é bem parecido com o feriado anterior (17 de agosto).
Novembro
- Segunda-feira 18 (Dia da Soberania): quarto e último feriadão desse ano que está acabando e a galera vai ficando cansada. Então, preste atenção: mais um final de semana com uma cidade pseudo-fantasma. Sim, as mesmas características do feriadão anterior (17 de junho).
Dezembro
- Domingo 8 (Dia da Virgem Maria): a maior parte da população argentina é católica, então um feriado religioso não podia faltar. Mas quase tudo funciona como se fosse um domingo qualquer, nada demais.
- Quarta-feira 25 (Natal): um reflexo simétrico do 1° de janeiro… cidade abandonada desde o dia anterior e portas fechadas por tudo quanto é lado. Transporte? Sim, mas devagarinho e sem muitas opções. Os táxis começam a procura de passageiros depois do meio-dia ou, na pior das hipóteses, no finalzinho da tarde. Um dia para relaxar.
Outras datas importantes
Porém, além dos feriados também temos outras datas importantes que não podemos (nem devemos esquecer). São celebrações também conhecidas no Brasil, só que em diferentes épocas do ano. Quais? Veja a seguir…
- Dia dos Namorados: o famoso Dia de São Valentim celebra-se na maioria dos países o dia 14 de fevereiro. Na Argentina… também. Diferente do Brasil, onde o Dia dos Namorados é lá pelo 12 de junho. Não é um feriado, tudo funciona normalmente, mas resulta uma ótima chance para curtir o romanticismo ao máximo!
- Dia dos Pais: não tem uma data fixa, mas é celebrado o terceiro domingo de junho. Em 2019 isso seria no domingo 16 de junho.
- Dia das Crianças: os baixinhos também têm o seu dia, mais precisamente no terceiro domingo de agosto. Nesse ano o Dia das Crianças vai ser realizado no dia 18 de agosto. Pode ir agendando essa data… a criançada não perdoa!
- Dia das Mães: embora o Dia das Mães realmente sejam todos os dias do ano, a tradição argentina reserva o terceiro domingo de outubro só para elas. Com certeza, acertou… o 20 de outubro.
Férias coletivas no final do ano?
Entre o final de dezembro e a primeira semana de janeiro os portenhos têm férias coletivas como acontece no Brasil? Decididamente, não. Esse agradável costume de emendar Natal ou Ano Novo com alguns dias de folga na Argentina, infelizmente, não existe. Contudo, muitos comércios costumam fechar as portas por alguns dias (ou semanas) entre os meses de janeiro e fevereiro.
Tudo pronto? Os feriados na Argentina já deixaram de ser um mistério para você? Então já pode ir planejando a sua viagem e curtir o melhor que a terra do tango tem para lhe oferecer!
Shows de Tango, passeios e traslados em Buenos Aires com os preços mais baixos!!!
Pensa viajar em breve para Buenos Aires? Então não perca mais tempo e descubra as melhores atividades turísticas para poder aproveitar ao máximo a sua permanência na capital argentina.
A Funny Times Travel & Tours, empresa líder em turismo receptivo direcionado ao público brasileiro em Buenos Aires disponibiliza um amplo portfólio de serviços incluindo shows de tango, city tours, passeios e traslados. Tudo com uma atenção personalizada e ainda por cima com os melhores preços do mercado!!!
Faça a sua consulta sem nenhum compromisso utilizando o formulário de contato aqui embaixo. A sua consulta será processada e respondida pela equipe da Funny Times na maior brevidade.
Favor utilizar o formulário APENAS para assuntos relacionados com reservas, já que a sua mensagem vai diretamente para o Departamento de Vendas. Para outro tipo de comentários, dúvidas ou perguntas, por favor usar o formulário chamado Deixe uma resposta localizado depois dos comentários. Obrigado!!!
Reserve Já!
[contact-form-7 id=”3400″ title=”Formulário duas colunas Funny Times Facebook”]
Fique por dentro, com a Funny Times é melhor…
Patrício, é verdade que ontem, dia 23.12 foi feriado local na Argentina, bem como hoje e amanhã também são feriados? 3 dias corridos?
Boa tarde Lavinia, tudo bem? Não, feriado mesmo é hoje 25 de dezembro. Segunda-feira 23 foi um dia normal e a terça-feira 24 funcionou quase tudo (menos os bancos) até o início da tarde ou ainda um pouco mais tarde. No final do ano o procedimento é praticamente o mesmo. Abraço!
Dia de finados que caira sabado a cidade funciona normal? Ou fica morta?
Oi Aline, tudo bem? Embora seja uma data tradicional, o dia 2 de novembro não é considerado feriado oficial em Buenos Ares. Desse jeito, o funcionamento da cidade é o habitual. Abraço!
Tenho viagem programada para 15 a 22/06 – descobri agora os feriados. Tem algo que possamos fazer nesses dias para não perdê-los?
Olá Daniele, tudo bem? O feriado do dia 17 de junho faz parte de um feriadão, já que é uma segunda-feira. Do mesmo jeito que o feriado seguinte (20 de junho, quinta-feira), o maior problema que os turistas podem ter é em relação com os bancos e casas de câmbio que ficam fechados. Embora parte dos comércios também fecham as suas portas, a maioria das atividades turísticas funciona normalmente e o transporte também (com uma frequência menor, sim). Nem todos os bares e restaurantes vão estar abertos, mas não estamos falando de feriados tão drásticos como podem ser o 25 de dezembro ou 1° de janeiro. Fique tranquila, vai dar para aproveitar bastante nesses dois dias. Além do mais, muitos portenhos costumam viajar durante os feriados e desse jeito a cidade fica mais vazia… abraço!!!
Bom dia! Irei a BsAs na proxima semana e pretendo conhecer Colonia no feriado do dia 01/05, será que é furada? Os restaurantes estarão abertos? Pq até onde li em Colonia tudo é passeio a céu aberto… estou enganada? Vale a pena trocar o passeio?
Obrigada e parabens pelo blog!
Boa tarde Marília, tudo bem? Sendo uma cidade turística viajar para Colonia del Sacramento sempre é um bom programa e a maioria das atrações costumam funcionar praticamente o ano todo. Abraço!
Patrício, bom dia. Sei que o assunto que vou lhe perguntar não tem muito a ver com o tema proposto nesta matéria, por isso, peço perdão antecipadamente. Bem, vamos lá. Eu e minha esposa estaremos indo a Buenos Aires pela primeira vez no dia 19/03/2019 e lá passaremos 7 dias. Passagens, hospedagem, passeios e atrações pagas foram adquiridos com antecedência, restando, portanto, gastos com alimentação, compras, transporte e algo mais que sempre acaba surgindo. Qual quantia levar para Buenos Aires com a intenção de um casal passar os 7 dias com relativo conforto? Você acredita que entre R$ 4 mil e R$ 5 mil seriam um valor razoável e que permitiria tranquilidade? Desde já, muito obrigado. Suas dicas foram valiosíssimas para o planejamento de nossa viagem.
Bom dia Narciso, tudo bem? Temos um artigo que com certeza vai lhe ajudar: http://brasileirosporbuenosaires.com.br/quanto-dinheiro-levar-para-buenos-aires-em-2016-o-post-definitivo/
Pelo câmbio de hoje 4 mil reais seriam aproximadamente uns 40 mil pesos e tal vez mais um pouquinho; então se calcularmos um mínimo de 1,1 mil pesos diários por pessoa durante sete dias, o saldo realmente deve ser mais do que suficiente para o resto das despesas que você menciona. Um abraço!
Post muito bom. Tudo bem explicado e realmente vale a pena saber dos feriados pra não se decepcionar. Excelente. Parabéns!
Muito obrigado, Mariza… tudo de bom!!!