Festa Gaúcha na Estância Don Silvano
Se a sua intenção é sair do acostumado e às vezes estressante movimento de Buenos Aires, então um programa que não deve faltar no seu roteiro de viagem é uma visita à Estância Don Silvano. Trata-se de um tour de um dia e resulta ser uma boa dica para ir com um grupo de amigos ou em família e com as crianças.
O sítio, de quase 400 hectares, está localizado na cidade de Capilla del Señor, a 90 km do centro portenho. Para chegar é preciso fazer uma viagem de uma hora e meia pela estrada Panamericana, mas vale a pena todos os km percorridos. Na Estância Don Silvano está esperando por nós um encontro com as autênticas tradições argentinas e a sua legítima culinária.
No ano de 1940 o espaço foi fundado por um imigrante italiano de nome Silvano, que em seguida começou a receber os seus amigos e conhecidos. Aos poucos o que era uma simples fazenda familiar, foi se convertendo numa verdadeira atração turística.
A ideia inicial do Don Silvano foi continuada pela sua família e atualmente, além das visitas, a estância oferece hospedagem, com 25 quartos e uma capacidade para até 70 pessoas.
A partir das 11h todos os visitantes são cordialmente recepcionados. E as boas vindas são para valer: umas imperdíveis empanadas fritas (com bastante recheio), só para começar. Para beber você pode escolher entre vinho branco, tinto, refrigerante ou suco. Tudo à vontade e sem sentir culpa.
A dica é não passar por alto o tentador quitute por que o almoço ainda vai demorar um pouco em sair. Não devemos esquecer que em Buenos Aires os portenhos têm o hábito de almoçar mais tarde que no Brasil e na Estância Don Silvano esse costume se mantém.
O que podemos fazer antes do almoço
Tem muitas atividades para fazer nesse meio tempo e vale a pena aproveitar tudo aquilo que o lugar possui.
- Percorrer a fazenda num passeio a cavalo ou de carruagem.
- Visitar a lojinha cheia de artigos regionais (principalmente de couro). Dentro dela é possível encontrar e comprar produtos regionais feitos de maneira bem caseira (doces, queijos, mel), além de enfeites e outras lembranças.
- Pensando nas crianças, a Estância Don Silvano dispõe de uma área com brinquedos especialmente para elas.
- Se divertir andando de tirolesa.
- Dar uma boa caminhada pela ampla chácara, o que permite observar bem de perto os numerosos animais e os objetos decorativos, claros exemplos das tradições gauchescas.
- Curtir a piscina durante a época de verão (nesta época do ano é simplesmente um sonho!).
Enquanto isso é bom ficar atento para escutar o sino. Ele não é muito grande, mas está localizado na entrada do Galpão onde funciona o enorme comedor: o particular som vai marcar o começo do almoço!
O churrasco da Estância Don Silvano
Por volta das 13.30h o sino finalmente toca: está na hora de experimentar o tradicional churrasco argentino no seu verdadeiro cenário: uma legítima fazenda da província de Buenos Aires. Além de vários tipos de saladas, são servidos os mais destacados e nobres elementos do famoso Asado Criollo: chorizo, morcilla, pollo, asado de tira e vacío.
Falando em português? Linguiça, morcela, frango, costela e fraldinha. Tudo chega às mesas trazido gentilmente pelas garçonetes, todas elas com as típicas roupas gaúchas. As bebidas? Vinho, cerveja, refrigerante ou água mineral.
Durante o almoço tem show ao vivo e dança com um bonito espetáculo de música folclórica, abrangendo todas as regiões da República Argentina. Mas não é só isso: os músicos fazem questão de prestigiar a todos os visitantes interpretando brevemente músicas de cada país. Um momento muito engraçado e também emotivo.
Estavam presentes turistas brasileiros, uruguaios, chilenos, mexicanos, cubanos, americanos, alemães, italianos e até irlandeses. Para cada nacionalidade os músicos cantavam uma breve canção de cada país.
No final do show não podiam faltar No llores por mi Argentina nem algumas peças de tango, sem esquecer-se de umas rápidas e descontraídas aulas com os passos básicos do famosíssimo estilo.
Mais ainda tem mais: uma demonstração de destrezas gauchescas, mostrando as particulares habilidades dos gáuchos argentinos andando a cavalo. E na hora da saída: o café da tarde! Tortas fritas, pastéis doces e mate cozido.
Perto das 17.00h é o momento de regressar à cidade, sinal que a Festa Gaúcha na Estância Don Silvano está concluindo. Mas foi uma ótima oportunidade para conhecer de perto os costumes argentinos num ambiente genuíno, se divertir em família e sobre tudo… comer bastante!
como faço para me transportar de buenos aires ida e volta até a estância? tem transporte público?
Olá Afonso, tudo bom? Tem transporte público, só que resulta um pouco demorado e leva várias horas. Se você contratar o passeio com qualquer agência turística de confiança, todas elas incluem o traslado ida e volta desde os hotéis do micro centro portenho e a viagem dura pouco mais de uma hora. Abraço!