Cuidados com a bagagem
Realizar aquela viagem sonhada, imaginando que tudo está previsto, como por exemplo, a reserva das passagens, hotéis e passeios, pode ser uma experiência única. Mas é sempre importante tomar alguns cuidados com a bagagem para que a sua viagem não vire de um sonho, um grande pesadelo.
Depois dos documentos, dinheiro e cartões de crédito, as malas são os nossos pertences mais valiosos quando estamos viajando. É bom entender que em muitos aeroportos do Brasil e do mundo, enquanto esperamos pacientemente a hora do embarque, as bagagens despachadas estão sendo trasladadas de um lado para o outro… só que nem sempre com o maior dos cuidados.
Na realidade, o extravio das mesmas durante o transporte aéreo ou rodoviário é muito mais frequente do que podemos imaginar. Extravios e furtos sempre podem estar presentes, mas a maioria das vezes é possível evitá-los ou pelo menos diminuir as possibilidades para que isso não aconteça. Como assim? Conhecendo os principais cuidados com a bagagem que devem ser tomados cada vez que você viaja.
Veja algumas dicas e cuidados com a bagagem para ter uma viagem tranquila:
- Tanto na parte externa como interna da bagagem procure colocar uma etiqueta com o seu nome, endereço e telefone.
- Facilite o reconhecimento da sua mala, utilizando adesivos, fitas coloridas ou qualquer outro enfeite.
- Na maioria dos aeroportos você tem a opção de embrulhar totalmente a mala com plástico transparente. Muitas vezes esses serviços oferecem também um seguro em caso de extravio. Não é um serviço barato, mas vale a pena e evita que a bagagem seja aberta por desconhecidos. Ou pelo menos vai atrapalhar bastante.
- Não se esqueça de retirar todas as etiquetas com códigos de outros aeroportos que tenham sido coladas em voos anteriores, para evitar confusões.
- Os documentos de identificação pessoal (RG, Passaporte, CPF, CNH, etc.) junto com cartões de crédito ou débito e dinheiro vivo, NUNCA devem ser colocados dentro das malas que vão ser despachadas. Parece uma observação obvia e até infantil, mas é um erro muito comum (principalmente entre os passageiros que viajam pela primeira vez). Leve seus documentos junto com você, numa carteira, bolsa ou no interior da bagagem de mão.
- O mesmo cuidado deve ser empregado com aparelhos eletrônicos valiosos como celulares, tablets, notebooks, câmeras de fotos, filmadoras, etc.
- O peso máximo da bagagem para voos nacionais é de 23 kg por pessoa, sem limite de volumes. Voos internacionais: duas bagagens de até 32 kg cada (se a franquia for por peça). Já no sistema de franquia por peso, o limite vai depender da classe escolhida.
- Primeira classe: 40 kg.
- Classe intermediária: 30 kg.
- Classe econômica: 20 kg.
As crianças de colo (que não estejam ocupando assento) têm direito a 10 kg de franquia.
- As dimensões máximas permitidas para as bagagens de mão (aquelas que vão no interior da cabine, nos compartimentos acima do assento do passageiro) são de 115 centímetros lineais. Ou seja: a suma da largura, altura e comprimento da peça não deverá ultrapassar a medida anteriormente mencionada. O peso máximo tolerado é de cinco quilos.
- E agora, o item mais delicado do assunto: o que é possível levar na mala? Dentre os pertences despachados não é permitido incluir elementos perigosos tais como armas de qualquer tipo, substâncias explosivas, sólidos inflamáveis, substâncias químicas ou tóxicas, etc. Algumas empresas aéreas até proíbem transportar artigos eletrônicos no interior das malas (a Gol, por exemplo). Os mesmos só podem ser levados na bagagem de mão. Na maioria dos países também não é permitido o ingresso de produtos animais ou vegetais.
- As exigências atuais ainda aumentam se tratando da bagagem de mão. Elementos cortantes ou afiados (facas, tesouras, canivetes, alicates) estão proibidos. Nos voos internacionais líquidos, perfumes, sprays e cosméticos de uma capacidade de até 100 ml serão aceitos sempre que estejam dentro de uma embalagem plástica transparente e fechada. É permitida uma embalagem por pessoa.
- Se a bagagem for extraviada, o passageiro deverá fazer o reclamo ainda na sala de embarque, tendo um prazo máximo de 15 dias. A empresa tem até 30 dias para realizar a devolução no domicilio do passageiro. Após esse prazo o viajante tem direito a exigir uma indenização.
- Ao se contar com a bagagem extraviada é dever da companhia que facilitou o transporte o ressarcir dos prejuízos, tanto materiais como também morais.
- Por lei, o limite a ser indenizado por parte das companhias aéreas é de até USD 20,00 por cada quilo despachado.
- Em questões de segurança, a utilização de cadeados, segredos e lacres é muito recomendada. Os roubos sempre podem acontecer, seja qual for o aeroporto ou companhia aérea. Mas dificultar a tarefa dos ladrões que operam dentro deles pode ajudar bastante.
- Sempre fique de olho nas suas malas, bolsas e outros pertences. Um instante de distração pode ser decisivo.
Boa noite, com relação ao peso das malas, se o voo for com escala eu consigo utilizar as normas de peso para voos internacionais por ter que pegar um voo nacional tenho que obedecer tais normas?
Com relação ao uso de cadeados nas malas, tive uma experiência desagradável: voltando dos Estados Unidos, comprei cadeados e coloquei em todas as malas que seriam despachadas. Porém, o pessoal da segurança do aeroporto de O’Hare, em Chicago, tentou romper o cadeado de uma das malas com lima, mas não conseguiu. Em razão disso, quebrou o fecho da mala e colocou um bilhetinho com um pedido de desculpas dentro da mala.
Eu tinha acabado de comprar a mala e fiquei no prejuízo…