Cruzeiros em Buenos Aires, outra maneira de conhecer a cidade
A maioria dos turistas brasileiros que visitam ou pensam visitar Buenos Aires concorda numa coisa: em viajar de avião. No final das contas, trata-se do meio de transporte mais rápido, acessível e que oferece maior segurança. Principalmente para aqueles que moram nos estados do Brasil mais distantes da capital argentina. Porém, nos últimos anos nasceu uma nova tendência e começaram a aparecer numerosos cruzeiros em Buenos Aires.
Em sintonia com outras cidades importantes da região (Montevidéu, Rio, São Paulo, etc.), Buenos Aires também recebe essas gigantescas embarcações. Sim, os barcos de empresas famosas como a Costa, Royal Caribbean e a MSC navegam pelas águas portenhas. De fato, perto da estação Retiro encontra-se o Terminal de Cruzeiros Quinquela Martín, o local propício para os navios de passageiros atracarem. Só que os tempos de permanência dos cruzeiros em Buenos Aires mudam de um barco para o outro. Logo, o segredo é saber como aproveitar ao máximo essa folguinha na terra do tango…
Normalmente a rota mais comum nasce nos portos de Santos (SP) ou Rio de Janeiro e desce para o sul. Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, costumam ser o destino seguinte para depois atracar finalmente em Buenos Aires. O probleminha é que os cruzeiros ficam apenas algumas horas em cada cidade, e Buenos Aires não é a exceção. Saber previamente quais os horários do cruzeiro em terra argentina resulta fundamental antes de fazer qualquer tipo de programa.
O que fazer se você está num cruzeiro em Buenos Aires
Já sabemos de antemão que o tempo está curto. Então a melhor coisa é organizar e agendar as atividades turísticas desejadas com antecedência. Via de regra, quem visita Buenos Ares gostaria de assistir um show de tango, não é verdade? Mas antes de ficarmos empolgados devemos entender que os espetáculos começam a partir das 20h, se for com jantar. O show mesmo nunca começa antes das 21.30 ou 22.00h e habitualmente tem uma duração de aproximadamente 90 minutos. Ou seja, acaba antes da meia-noite.
Outro programa bacana e recomendável são os city tours pela cidade: aí, as combinações são várias conforme a necessidade. City Tour de três horas, tour com passeio de barco, com ou sem almoço ou ainda personalizado. Essa última opção (tour privado) pode ser a mais indicada para aqueles passageiros com pouco tempo. Quem acabou de descer de um cruzeiro em Buenos Aires sabe bem disso! O horário de início do city tour clássico é às 9h da manhã e vai até meio-dia.
Você ainda pode dar uma passadinha por Tierra Santa, o popular parque temático religioso. Encontra-se bem próximo do Aeroparque Jorge Newbery e pode ser percorrido em duas ou três horas.
É claro que se o tempinho for maior já podemos ir pensando em outros passeios por lugares mais afastados. O Zoológico de Luján, polêmico, mas sempre na lista dos turistas brasileiros, nunca deixa de ser uma atração tentadora. Mesma coisa com Temaikén, o belo bio-parque localizado na cidade de Escobar.
Traslados
Como acontece em outras áreas portuárias da América do Sul, o Terminal de Cruzeiros em Buenos Aires não está numa zona 100% segura. Infelizmente, não. Até a estação de trens de Retiro a distância é de apenas 1 km e até o Obelisco, 3 quilômetros. Mas não… ir a pé até lá não seria a melhor das ideias, pelo menos em questões de segurança. O mais seguro é contratar um traslado (táxi ou remise) dentro do porto, antes de sair. Melhor gastar uns pesos a mais do que arriscar a própria segurança querendo economizar alguns trocados.
De avião, de carro, de ônibus ou ainda de navio… tudo serve quando o assunto é viajar a Buenos Aires!