Como tirar o passaporte brasileiro
Não, não fique com medo. Nada de sair correndo pelos corredores puxando dos cabelos. As coisas não mudaram, tudo continua igual e para poder viajar a Buenos Aires você apenas precisa ter o seu RG em boas condições e com uma foto atualizada. Só que sempre é vantajoso ter todos os documentos de viagem prontos para serem utilizados e neste artigo vamos lhe mostrar como tirar o passaporte brasileiro.
As promoções turísticas aumentam todos os dias: passagens aéreas, cruzeiros pelo mundo todo, hotéis, passeios e outras tentadoras ofertas, que provavelmente você receba com frequência no seu e-mail. Por causa disso, cada dia é maior o número de brasileiros que decidem fazer uma viagem ao exterior e para isso, com exceção dos países limítrofes, o passaporte é fundamental.
Para tirar o passaporte brasileiro você vai precisar acessar o site da Polícia Federal, o órgão encarregado da emissão do documento. O procedimento é simples e boa parte do processo pode ser feito online. Mas é necessário prestar atenção em alguns detalhes e não esquecer nenhum documento o dia que você tenha que ir ao Departamento da Polícia Federal (DPF) mais próximo do seu domicílio.
Procedimento e documentos necessários
O requerimento pode ser feito pelo site do Departamento da Polícia Federal ou clicando diretamente no seguinte link: Bem vindo — Português (Brasil) (www.gov.br)
Você deverá preencher o formulário eletrônico com os seus dados pessoais, gerar o protocolo e ao final digitar o código de segurança e clicar em confirmar. Irão ser exibidos três botões, sendo preciso escolher a opção que permita gerar a guia para o pagamento da taxa. Depois de gerada, a Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser impressa e paga nos locais autorizados (bancos ou lotéricas). O valor atual é de R$ 257,25.
Dependendo da região, o interessado tem de conferir se é obrigatório fazer o agendamento prévio do horário pela internet ou não. Se for necessário, agendar data para atendimento e enquanto isso, preparar a documentação exigida.
Segundo o DPF, os documentos necessários para tirar o passaporte brasileiro são:
- Documento de identidade atualizado (no caso dos documentos com data de validade) e em bom estado de conservação. Conforme a informação publicada no próprio site da Polícia Federal, o documento de identidade aceito pode ser qualquer um dos seguintes: RG, Carteira de Identidade expedida pelo Comando Militar, Polícia Federal ou Corpo de Bombeiros, Carteira Nacional de Habilitação (formato atual), Carteira de Trabalho ou passaporte anterior.
- Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (ou justificativa eleitoral).
- Os homens com idade entre 19 e 45 anos têm de apresentar documento comprovando a quitação com o serviço militar obrigatório.
- No caso dos estrangeiros, porém naturalizados brasileiros, será obrigatório mostrar o Certificado de Naturalização.
- Comprovante do pagamento das taxas (GRU).
- CPF.
- Passaporte anterior (se tiver).
- Protocolo de solicitação (aquele que você imprimiu no começo junto com a Guia).
No dia e horário agendados você deverá apresentar a documentação solicitada (leve todos os documentos originais). As suas impressões digitais e a foto facial digitalizada serão obtidas no local.
Geralmente o novo documento demora até seis dias úteis e deve ser retirado no mesmo posto onde você iniciou o trâmite num prazo de 90 dias como máximo. O andamento do processo pode ser consultado online e se tiver dúvidas procure ligar para o telefone 194.
Qual é a validade do passaporte brasileiro?
O prazo normal de validade do novo passaporte brasileiro é de dez anos, desde a sua data de emissão (documentos emitidos depois do 6 de julho de 2015).
Um detalhe bem relevante é que não existe uma renovação automática ou ainda a prorrogação do documento. Se o mesmo estiver expirado ou prestes a expirar e você precisa de um novo documento para viajar, saiba que precisará solicitar um passaporte novo e fazer o processo mostrado neste artigo.