Centro Cultural Kirchner, um espaço para a cultura argentina
Muitas vezes o modernismo acostuma arrasar com o passado e deixa atrás verdadeiras relíquias. Por isso a maioria das cidades luta para manter monumentos e edifícios antigos, de alto valor arquitetônico e cultural. Esse não é o caso, felizmente, do Centro Cultural Kirchner (ou CCK, como é reconhecido pelo atual governo argentino). Está situado na Avenida Leandro N. Além, bem próximo de outro ícone portenho: Puerto Madero. Porém, diferente do bairro vizinho, conseguiu sobreviver e sair vivo da reciclagem urbana.
E sabendo que Buenos Aires é uma cidade com uma intensa vida cultural, anos atrás se converteu num espaço dedicado exclusivamente à cultura. Sim, onde originariamente funcionava o antigo Correio Central atualmente existe um centro orientado somente às manifestações culturais. Vamos dar uma olhada?
De Palácio das Comunicações a espaço cultural
Numa era onde as comunicações eram um luxo só para uns poucos privilegiados, a sua localização foi decididamente estratégica. O ponto escolhido ficava ao lado do porto, a poucos metros da Alfândega, da Bolsa de valores e, principalmente, da Casa Rosada. Inicialmente o projeto foi encomendado ao arquiteto italiano Francesco Tamburini, o mesmo do Teatro Colón, mas o oferecimento não prosperou. Após a desistência de Tamburini, a obra mudou de mãos e foi finalmente executada pelo francês Norbert Maillart.
A imponente construção era um claro exemplo da Bela Época, onde todas as obras caracterizavam-se pela ostentação e o luxo. Era o ano 1923 e o projeto tomava vida própria. Após algumas demoras, o chamado Palácio dos Correios e Telecomunicações finalmente foi inaugurado em 1928. Durante os seus 75 anos chegou a ter até 10 mil funcionários trabalhando dentro das suas instalações: uma verdadeira cidade!
Entretanto, a implacável modernidade (em todos os sentidos) ia deixar cair as suas garras cruéis no monumental Correio. Ele deixou de funcionar como sede dos Correios em 2003, quando já encontrava-se num estado de abandono quase total. Depois de passar vários anos fechado, em 2010 começou um processo de reforma que levou cinco anos. Em maio de 2015 o Centro Cultural Kirchner abriu as suas portas.
A estrutura atual do CCK
O que chama imediatamente a atenção no CCK é o contraste da obra original com uma moderníssima arquitetura. Os subsolos fazem parte da nova construção; do térreo para cima se manteve a estrutura inicial do prédio. Só que a parte superior também sofreu importantes mudanças. Ou seja… o estilo neoclássico se encontra de vez com o estilo contemporâneo do século XXI!
Os maiores destaques da nova edificação são a chamada Baleia Azul e a Grande Lâmpada. A Baleia é uma enorme gaiola metálica com forma ovalada. No interior encontram-se as salas de concertos (Grande Sala e Sala Argentina) onde são realizadas as apresentações de diferentes orquestras, principalmente a Orquestra Sinfônica Nacional. O Centro Cultural Kirchner possui uma área total de aproximadamente 120 mil m2 construídos, o equivalente a quase 17 campos de futebol.
O que podemos encontrar
Mas o CCK não vive só de história e lembranças; pelo contrário, tem um presente mais do que interessante. Membro ativo e sempre presente na atividade cultural portenha, as atrações artísticas que o centro oferece são muitas.
Uma das características do Centro Cultural Kirchner é a de incentivar a aparição de novos artistas de diversas disciplinas. Desse jeito, não espere encontrar figuras renomadas e ultrafamosas: a política do estabelecimento é bem outra. Mas dentro desse acervo de nomes tal vez desconhecidos pela maioria aparecem frequentemente intérpretes de grande talento que com certeza vale a pena conhecer.
Sua programação é mesmo variada e conta com opções para todos os gostos. O que podemos encontrar no Centro Cultural?
- Artes visuais: esculturas, pinturas e fotografias apresentando o trabalho de numerosos artistas internacionais.
- Música: os recitais de música clássica são a marca registrada do CCK, já que conta com duas salas especialmente preparadas para apresentações de orquestras sinfônicas.
- Aulas de tango: Cultura portenha e tango vão de mãos dadas, não é verdade? (sábados e domingos de outubro, às 18h.)
- Espaço para crianças: os baixinhos também têm o seu lugar no Centro Cultural Kirchner. No terceiro andar do prédio é possível achar um monte de atividades para crianças (teatro infantil, brinquedos e muito mais).
Visitas guiadas ao Centro Cultural Kirchner
Podemos visitar o Centro Cultural Kirchner? Sim, com certeza. Só que as visitas guiadas são realizadas apenas durantes os finais de semana e feriados. Têm uma duração de aproximadamente 90 minutos e são dois os horários: 14.00 e 15.30 horas. As vagas são limitadas (máximo 40 pessoas), então a dica é chegar cedo para garantir o seu lugar. Mais um detalhe importante? As visitas guiadas ao Centro Cultural Kirchner são totalmente gratuitas!
O único ponto negativo é que as visitas são somente em espanhol. Mas a simpatia e eficiência do guia Ciro realmente quebra o galho, e muito. Um detalhe menor que não estraga o atrativo do programa em absoluto.
Chegar até o Centro Cultural Kirchner resulta bem simples, já que está muito perto da Plaza de Mayo. Podem ser utilizados o metrô da linha B (estação Além), linha A (Plaza de Mayo) ou linha D (Catedral). O Metrobus, sistema de ônibus que circula pela cidade de Buenos Aires, também passa pela porta do CCK.
O endereço oficial é Sarmiento 151, entre as Avenidas Leandro N. Além e Eduardo Madero. Porém, provisoriamente (por causa das reformas que estão sendo efetuadas) a entrada ao publico está sendo feita pela Avenida Além.