Museu Malba, um espaço para a difusão da arte nacional e latino-americana
Uma das razões para viajar para Buenos Aires, é que se trata de uma das cidades com mais propostas culturais. Há de todos os tipos, para todos os gostos e em diferentes pontos da cidade. Se você tem como ideia principal um tour cultural na capital da Argentina, há vários lugares que você deve priorizar, e sem dúvidas museus como o Museu Malba podem aparecer no topo dessa lista.
Conceito e origens do Museu
O Museu Malba (Fundação Costantini, Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires), surge nos anos 90, com um claro objetivo que vai além de reunir e exibir amostras de artistas argentinos e latino-americanos. Envolve também a divulgação e estudos sobre a influência de diferentes artistas na cultura da América latina.
(Foto: Stella Dauer)
Através do intercâmbio com diversos centros culturais, museus e artistas internacionais, o Malba oferece uma experiência rica, que poderá surpreendê-lo cada vez que você visitá-lo novamente. A primeira amostra que foi apresentada na inauguração do museu foi da própria Coleção Costantini (do seu dono e fundador Eduardo F. Costantini), que abriu as portas a novas propostas que foram além das fronteiras já estabelecidas e despertaram o interesse de estudiosos do mundo inteiro.
(Foto: Rodrigo Sampaio Teixeira)
O museu pretende ser mais do que um simples espaço passivo onde as pessoas vão ver as diferentes exposições de arte aí exibidas. Na verdade, visa contribuir para a educação artística através de vários programas criados com um propósito didático.
Um edifício com visual moderno e imponente
Qualquer pessoa circulando pelo bairro de Palermo, onde o Museu Malba está localizado, com certeza ficará impressionada pelo edifício moderno que representa este museu. O prédio não foi projetado de forma aleatória, mas, pelo contrário, foi realizado detalhadamente pelo estudo de arquitetos ATF que ganhou prêmios em todo o mundo pelo seu design impecável e inteligente.
Seu design foi concebido com o intuito de ficar perfeitamente integrado com o resto da paisagem arquitetônica da cidade. O imaculável e atraente exterior do museu é de pedra caliça, chamando a atenção dos visitantes mas de uma forma muito sutil, elegante e sofisticada.
O interior tem numerosos espaços onde cada exposição pode mostrar todo o seu potencial sem ser invadida pela arquitetura. Conta também com um auditório, oficinas de conservação (workshops), uma central de inteligência, uma loja e um restaurante. Com certeza, uma boa opção para quem procura o que fazer em Buenos Aires. Arte e cultura num lugar só!
(Foto: Rodrigo Sampaio Teixeira)
Museu Malba
Avenida Figueroa Alcorta 3415
Cidade de Buenos Aires
Aberto todos os dias exceto as terças
E o Abaporu, de Tarsila do Amaral, está neste museu.