10 restaurantes argentinos entre os melhores da América Latina
Que a gastronomia argentina tem uma altíssima qualidade ninguém duvida. O enorme número de estabelecimentos espalhados pela sua capital, Buenos Aires, é um bom exemplo disso. Logo, ter 10 restaurantes argentinos entre os melhores da América Latina não é precisamente uma surpresa e sim uma confirmação.
O melhor posicionado foi a Parrilla Don Julio, uma das nossas favoritas, que ficou no sexto lugar. Bem acompanhado de dois grandes restaurantes brasileiros: os paulistas D.O.M (5° lugar) e A Casa do Porco (em sétimo). A menção de Don Julio, contudo, dificilmente possa causar surpresas. Não podia ser de outro jeito, já que como todos sabemos a carne argentina é das mais badaladas do planeta.
Localizada no bairro de Palermo, o principal polo gastronômico portenho, a Parrilla Don Julio é um dos destaques da região. Junto com La Cabrera são as duas churrascarias de elite de Palermo Soho e as mais procuradas pelos turistas. Mas além da fama e do prestígio, a qualidade das suas carnes fala bem alto.
Outros restaurantes argentinos destacados
Também classificaram entre os melhores 50 restaurantes da América latina, os seguintes restaurantes argentinos…
- Tegui: Cozinha de autor, do prestigiado chef Germán Martitegui. Costa Rica 5852, Palermo
- Mishiguene: Autodenominada cozinha de imigrantes (principalmente comida judia). Lafinur 3368, Palermo.
- Chila: Gastronomia internacional, considerado um dos melhores de Buenos Aires. Alicia Moreau de Justo 1160, Puerto Madero.
- Elena: Trata-se do restaurante do hotel Four Seasons, o que dispensa qualquer tipo de apresentações. Tipo de comida? Argentina. Posadas 1086, Recoleta.
- El Baqueano: Culinária argentina contemporânea. Chile 499, San Telmo.
- Gran Dabbang: Cozinha asiática – fusão, para aqueles paladares à procura de sabores mais exóticos. Scalabrini Ortiz 1549, Palermo.
- Aramburu: Cozinha do autor, do Chef Gonzalo Aramburu. Salta 1050, Centro.
- Proper: A estrela da casa? O forno de lenha, elemento chave para o preparo dos principais pratos do cardápio. Uma proposta muito original. Aráoz 1676, Palermo.
- Narda Comedor: Gastronomia argentina, da popular cozinheira e apresentadora de TV Narda Lepes. Sucre 664, Belgrano.
Resulta interessante ver que, tirando a Parrilla Don Julio (churrascaria), todos são restaurantes oferecendo outras opções. Cozinha de autor, internacional, fusão… será que a carne argentina é um mito que aos poucos vai caindo? Pode ser, no final das contas e por incrível que pareça o país vizinho não é somente carne. E as novas tendências normalmente chegam para ficar e fugir dos padrões tradicionais…