We Are Tango, uma ideia jovem e fora do convencional

No bairro de Almagro, mais precisamente na Avenida Medrano quase esquina com a rua Humauaca, encontra-se We Are Tango. Justo nas redondezas do portenhíssimo Abasto, uma região decididamente tanguera. E quem foi o seu morador mais ilustre? Nada menos que o Carlos Gardel.

We Are Tango nasceu na cabeça de três jovens sócios desejosos de brindar uma proposta diferente. Um show que estivesse além da estrutura tradicional achada no resto dos locais de tango portenhos.

Tudo começou quatro anos atrás. O projeto inicial foi passando por diferentes locações até se assentar no prédio atual. O La Hormiga de Oro é um espaço onde se realizam diversas atividades culturais que vale a pena conhecer.

Booking.com

O sistema é do tipo “a portas fechadas”: reserva prévia feita pela internet e tocar a campainha quando você chegar.  Primeiro andar, de escada e pronto… já estamos aí! São apenas 24 cadeiras, o que fala de um local reduzido e que permite um contato direto com os artistas. A visão não pode ser melhor: 12 mesas de dois lugares cada frente ao palco.

O que comer e beber antes e durante o show

Logo na entrada, já se percebe que em We Are Tango a coisa é diferente. Se você já visitou alguma outra casa de tango em Buenos Aires vai notar a diferença. Traz até algumas lembranças do Café Tortoni: sala pequena, poucas mesas e um palco bem perto da audiência.

We Are Tango, palco

A originalidade continua com o drinque de recepção: Coca-Cola com Fernet (um clássico da juventude atual) ou uma Hesperidina. O célebre e antigo aperitivo de cor âmbar pode ser desconhecido para a maioria dos turistas (brasileiros ou não). Mas com certeza vale a pena experimentá-lo: seu particular gosto cítrico não decepciona nem um pouco. Uma surpresa boa já no começo.

Diferente da maioria das “tanguerías” de Buenos Aires, We Are Tango conta com uma original proposta gastronômica. No lugar do acostumado jantar já estabelecido, são oferecidas outras opções (não incluídas no preço da entrada).

É possível reservar qualquer um dos seguintes serviços:

  • Vinho de adega boutique ou cerveja ilimitados.
  • Picada (completa tábua de frios e queijos) e empanadas.
  • Jantar em três passos.
  • Traslado até o seu hotel.

Ou bem o pacote completo: jantar em três passos, com vinho ou cerveja à vontade e o traslado. Nós tivemos a chance de experimentar três tipos de empanadas: presunto e queijo, milho branco e carne. Muito recomendáveis!

E o atendimento? Nada de garçons, aqui você é atendido pelos próprios donos que são muito atenciosos e simpáticos. Um elemento não sempre encontrado na noite de Buenos Aires.

Como é o espetáculo de We Are Tango

As luzes se apagam e o show começa pontualmente às 20h. Porém, é recomendável chegar meia hora antes para poder saborear o coquetel de boas vindas.

A orquestra La Usina Trio é responsável pela excelente música de apoio para a potente voz do cantor Alejandro Guyot. A banda conta apenas com três instrumentos: violão, contrabaixo e o bandoneon, o principal instrumento do Tango. Mas dá conta do recado e não deixa dúvidas: os músicos sabem muito bem o que estão tocando. Seus integrantes são Darío Barozzi (violão e direção musical), Martín Cecconi (bandoneon) e o sempre sorridente Rodrigo Loos no contrabaixo.

We Are Tango, La Usina Trío 1

O espetáculo de We Are Tango parece que transcorre na sala da sua casa, durante uma reunião com amigos. Intimista e num ambiente decididamente informal, porém agradável e nada pretencioso.

Resulta bem evidente o contato visual e físico com os artistas e você não perde nenhum detalhe. Tudo acontece de perto, a poucos metros da sua cadeira. Só fique de olho porque entre os embalos dos dançarinos a sua mesa parece que irá cair! Depois de cada música é vez do Clemente (um dos fundadores de We Are Tango). Ele pega o microfone e explica brevemente a história e as diversas nuances do tango argentino.

Repertório fora do tradicional

Até o repertório de La Usina Trio e companhia foge do tradicional. Aqui você não vai ouvir No llores por mí, Argentina. Vai sim apreciar um rápido, emotivo e eficiente passeio pelas diversas épocas do tango argentino.

O popular Sur marca a chegada dos anos 40, a época dourada do tango. Depois, uma contagiosa, humorística e inquieta milonga provocando risadas entre os espectadores.

We Are Tango

Não podia faltar uma breve homenagem ao grande mestre Ástor Piazzolla, com o belo e urbano instrumental Libertango. As habilidades de cada integrante da orquestra ficam à mostra e cada um brilha no seu canto. Continuam com Niebla del Riachuelo, escrita por Enrique Cadícamo, até chegar ao período do tango contemporâneo.

A duração do espetáculo é de aproximadamente 70 minutos que passam realmente muito rápido.

Para finalizar, uma aula de tango depois do show, incluída no valor do ingresso. Não fique com medo se você não souber dançar tango! Você vai sair de We Are Tango com conhecimentos suficientes como para se sair bem numa pista de baile. Cortesia dos dançarinos Juan e Catherine.

Como reservar

Pelo fato de ser um salão pequeno, você pode escolher a sua localização sempre que seja com antecedência. Os lugares são três: fileira da frente (no centro), fileira da frente (laterais) ou segunda fileira.

Os valores dos ingressos vão desde USD 50,00 até USD 80,00 dependendo da localização. É bom saber que a casa não abre todos os dias: apenas terças, quintas e sábados. As reservas devem ser feitas através do próprio site de We Are Tango. O endereço? Avenida Medrano 688, no bairro de Almagro.

Se você quer fugir daquelas apresentações muito produzidas e deseja um show bem simples, não tem que buscar mais. No We Are Tango vai achar uma ideia jovem e fora do convencional. E até tem um bônus: nenhum garçom irá lhe pedir gorjeta… eis a vantagem de ser atendido diretamente pelos donos!