Unicenter Shopping, o maior centro comercial da Argentina

A primeira versão do que anos depois viria se converter nos atuais centros comerciais, apareceu em Buenos Aires há mais de duas décadas. Era o ano 1982, a Guerra das Malvinas havia acabado e eram os últimos tempos da Ditadura Militar.

No bairro portenho de Villa Lugano desembarcou o poderoso Hipermercado Jumbo, vindo do vizinho país do Chile. Com muita ambição e visão de futuro, trouxe junto uma nova ideologia comercial que em pouco tempo ia fazer parte dos costumes locais: o Shopping Center.

O então modesto passeio comercial (comparado com os de hoje em dia) que acompanhava o supermercado foi toda uma revolução. Rapidamente virou a saída familiar quase obrigatória e que ninguém queria perder. A pedra fundamental para a posterior aparição do Unicenter Shopping acabava de ser colocada.

Booking.com

A Capital Federal, aos poucos, foi testemunha da construção de elegantes prédios tais como o Alto PalermoShopping del Abasto e o Pátio Bullrich. Mas a Zona Norte de Buenos Aires ainda carecia de um shopping importante: só aparecia, timidamente e isolado, o Shopping Soleil, localizado no bairro de Boulogne.

Novamente da mão do Jumbo, um novo e ainda mais pretencioso shopping center ia surgir. Inaugurado em 1988, o Unicenter é atualmente o centro comercial mais importante de Buenos Aires.

Características e destaques

O Unicenter ocupa uma área de mais de 200.000 m2 e encontra-se no bairro de Martínez, a menos de 20 km de distância do centro portenho. É um dos shoppings centers mais frequentados da Argentina, com aproximadamente 40 milhões de visitantes por ano. Além do mais, está considerado um dos 10 maiores shoppings de América do Sul. Tem duas entradas: a principal, pela rua Paraná e a outra pela rua Tomás Edison. Na hora de ingressar, é possível entrar diretamente no Hipermercado Jumbo ou bem continuar pelo corredor central e percorrer as suas instalações.

Conta com mais de 300 lojas, espalhadas em três andares diferentes. Do mesmo jeito que nos outros passeios de compras da capital, as marcas mais importantes da moda nacional e internacional estão presentes.

Um dos destaques do Unicenter Shopping é o completíssimo magazine Falabella, também de origem chilena e que possui outras lojas na famosa calle Florida.

(Foto: Gaulsstin)

Unicenter Shopping (Foto: Gaulsstin)

A mítica Promúsicamesmo tendo trocado de lugar varias vezes, foi um dois primeiros locais que abriram as suas portas no shopping. Com uma grande variedade de instrumentos musicais e acessórios, é um referente para todos os músicos profissionais e amadores da região.

Está voltando ao Brasil e ainda não fez aquelas compras desejadas? Veja onde fazer as compras de última hora.

Outras marcas reconhecidas que podem ser encontradas são Adidas, Apple, Christian Lacroix, Etiqueta Negra, Jazmín Chebar, Hush Puppies, Timberland, Garbarino e Musimundo.

Possui também uma ampla e variada praça de alimentação, que pode receber até 2.000 pessoas. Para quem está à procura de diversão e lazer, o complexo dispõe de 15 salas de cinema (várias delas com tecnologia digital 3D) e uma área de jogos e brinquedos chamada Aventura Center.

Não vá embora de Buenos Aires sem conhecer os famosos alfajores Havanna.

Por último, mas nem por isso menos importante: o estacionamento é gratuito e com capacidade para mais de 6.000 veículos.

(Foto: Romina Guaraz)

Unicenter Shopping (Foto: Romina Guaraz)

Horários de atendimento

Unicenter Shopping

Avenida Paraná 3745, Martínez. Província de Buenos Aires.

Todos os dias das 10h às 22h

Praça de alimentação
De segunda a quinta e domingos das 10h às 24h
Sexta, sábado e feriados das 10h às 02h

Hipermercado Jumbo
Todos os dias, exceto sábados, a partir das 09h até às 21h
Sábados: das 09h às 22h

Como chegar

Uma maneira simples de chegar é pegando o trem em Retiro e descer na estação Bartolomé Mitre, o ponto final no bairro de Olivos. Já na Avenida Maipú, continuar com o ônibus da linha 71.

Outras linhas que chegam até o Unicenter Shopping são: 21, 60, 130, 203 e 365 (que circulam pela Ruta Panamericana). Os dois ramais da linha 707 que vêm de San Isidro, também podem ser utilizados.