Tour Gastronômico por Buenos Aires

No mês de Dezembro, e com o calor do verão encima de nós, fizemos um tour gastronômico por Buenos Aires para poder curtir o melhor da comida portenha de um jeito muito particular: um almoço em três passos (na verdade seriam quatro se incluirmos as empanadas iniciais)… só que cada passo é realizado num lugar diferente!

Como assim?

Dependendo do dia, o Tour Gastronômico por Buenos Aires é realizado em San Telmo ou Las Cañitas (um mini bairro cult dentro de Belgrano). As visitas são realizadas em grupos reduzidos, o que da um toque mais personalizado. Desse jeito a guia pode responder as suas perguntas com maior atenção.

Booking.com

Desde sempre, os melhores lugares para comer em Buenos Aires foram aqueles restaurantes mais antigos, com uma decoração nada pretenciosa e parecendo estar quase detonados. Estamos falando dos famosos bodegones e no bairro de San Telmo esse tipo de estabelecimentos com certeza não faltam.

Desta vez não há que esperar nada de glamour nem requinte. São lugares simples e pitorescos, mais focados na qualidade e abundância de seus pratos do que no próprio visual. E como estamos em Buenos Aires o cardápio vai ser… carne! É hora de se preparar para experimentar algumas das comidas típicas da Argentina, porém recomendamos um café da manhã leve antes de fazer a excursão pelas parrillas de Buenos Aires!

Ponto de encontro: Pedro Telmo

Segunda feira é a vez do tradicional e cada dia mais turístico San Telmo, e começamos o original passeio no restaurante Pedro Telmo (Bolívar 962), ao lado do popular Mercado de San Telmo. Meio dia em ponto, e com pouca gente, já que o portenho costuma almoçar bem mais tarde (a partir da uma ou uma e meia da tarde). Isso é bom, porque permite que o atendimento seja mais dinâmico, e sem demoras.

Chegam as empanadas de frango feitas pela própria dona da casa (muito simpática e com mais de 80 anos), que podem ser acompanhadas pela sua bebida predileta. Enquanto isso, Maria, a guia multilíngue, nos conta com detalhes as origens do lugar e como diariamente a dona do Pedro Telmo faz o recheio das empanadas com especial dedicação. Mas devemos continuar.

Primeiro Passo: Il Nonno Bachicha

Para chegar ao Il Nonno Bachicha, a seguinte parada, não é preciso andar muito. Fica no mesmo quarteirão, só que na rua Defensa 963 (a mesma onde aos domingos funciona a famosa feirinha de artesanato).

Tour gastronômico por Buenos Aires, Choripan, Nonno Bachicha

O que espera por você? O célebre Choripan, o tradicional sanduíche de linguiça que faz parte de todo churrasco argentino. Não pode (nem deve) faltar o chimichurri, isso seria um sacrilégio. Novamente, é só pedir a bebida que você desejar junto com o tentador choripan e juntar forças para a próxima estação do percurso.

Segundo Passo: Don Ernesto

Continuamos uns poucos metros até o Restaurante Don Ernesto (Carlos Calvo 375).  Um negócio de família, que se destaca pelo cordial atendimento e onde você vai poder comer e beber à vontade. Para começar, uma provoleta como entrada (fatia de queijo provolone assada na grelha e temperada com orégano e azeite de oliva). A segunda opção do cardápio são vários cortes de carne que podem ser acompanhados pela guarnição da sua preferência. Só não se esqueça de pedir a carne no ponto desejado. Lembre-se que o bife de Chorizo é alto e pode ficar bem cozido por fora… e cru por dentro.

Tour gastronômico por Buenos Aires, Provoleta

Bebidas, à vontade: vinho tinto ou branco (um Malbec da Família Gascón pode ser uma boa escolha para desfrutar da carne), cerveja, refrigerantes ou água mineral. Tudo está incluso no valor. Ao mesmo tempo você pode se interiorizar com a história de San Telmo, do restaurante, da comida, dos vinhos e muito mais.

A passagem pelo Don Ernesto finaliza de um jeito muito singular, como para deixar a sua lembrança antes de se retirar: escrevendo o seu nome nas paredes (já quase sem um espaço em branco) ou até no teto do local! Sim, um detalhe curioso, mas que faz parte da mitologia diária do local.

Terceiro Passo: Nonna Bianca

Nada de Freddo ou Dylan. O tour gastronômico conclui na sorveteria artesanal Nonna Bianca (Estados Unidos 425), localizada perto de outra churrascaria famosa da região: La Brigada. A variedade de sabores é mais do que extensa (com alguns gostos exóticos), e a escolha não é fácil, mas tem a sua recompensa: um cremoso sorvete para poder dar conta daquela carne toda!

Tour gastronômico por Buenos Aires, Sorveteria Nonna Bianca, San Telmo

O tour tem uma duração de duas horas e meia, sendo realizado em San Telmo (segundas e quartas) e Las Cañitas (terças, sextas e sábados). Em poucas palavras, uma peculiar e descontraída chance de entrar em contato com algumas das comidas típicas argentinas, por um valor fixo e sem ter que caminhar muito.