The Argentine Experience, onde o protagonista é você

Numa época onde abundam os lugares para comer, nem sempre é fácil aparecer com uma ideia inovadora e atraente. Menos ainda em Buenos Aires, uma cidade com uma gastronomia que sobressai principalmente pela presença da badaladíssima carne e os famosos vinhos.

A original proposta nasceu na verdade alguns anos atrás: León, um jovem britânico criador do projeto e um dos donos atuais, costumava receber os turistas na sua própria casa. Com a ajuda de um amigo (que fazia o papel de chef) mostrava para cada um dos seus convidados as diferentes opções da culinária argentina. A partir daí o conceito inicial foi evoluindo até se transformar no que hoje conhecemos como The Argentine Experience.

The Argentine Experience, salão

Booking.com

O restaurante funciona numa casa de dois andares localizada na área gastronômica de Palermo, perto de Palermo Soho (a pouco mais de dez quadras), e com vizinhos importantes como a pizzaria Romário, e os orientais Osaka e Sudestada. Nada menos. Só que aqui estamos falando de um restaurante a portas fechadas (uma tendência cada vez mais comum) e as reservas devem ser feitas previamente.

A experiência começa assim que você atravessa a porta de entrada: no balcão das bebidas! Ai você terá a possibilidade de aprender os segredos para preparar diferentes drinques à base de vinho, antes de poder criar finalmente o seu próprio coquetel.  Vire bartender por uma hora e vá se preparando porque tem muito mais pela frente!

É hora de jantar…!!!

Após o esquenta, subimos a escada e entramos no salão principal, um amplo e cálido ambiente em madeira onde se realizam ao mesmo tempo os encontros em inglês e português. Em mesas separadas e cada grupo com o seu guia. No nosso caso, fomos recebidos por Julia, a simpática anfitriã carioca, mas que possui um toque bem portenho.

Os comensais devem colocar avental e chapéu de cozinheiro, o que junto com uma taça de vinho de boas vindas (além dos drinques do início, caso você escolher também fazer a degustação de bebidas), ajuda para ir quebrando o gelo. Você vai fazer parte de um particular jantar em vários passos, com vinho tinto ou branco à vontade, a noite toda. Nada de lei seca por aqui!

Conheça as principais variedades de vinho argentino. Veja o nosso top 6!

Depois de algumas rápidas dicas sobre as semelhanças e diferenças entre os pastéis brasileiros e as empanadas argentinas, a diversão começa. Como assim? Fazendo empanadas utilizando a criatividade junto com os ingredientes que estão aí já prontos: carne de boi desfiada e bem temperada, cebolas caramelizadas e uma mistura de queijo mozzarella e provolone. Próximo passo?

The Argentine Experience, empanada

A primeira tentativa é fazer uma empanada combinando alguns ou todos os elementos disponíveis e ver como sai. Quando volta do forno, já pronta, você deverá experimentá-la. Após disso começa uma divertida prova entre as duas mesas para ver quem consegue, em poucos minutos, fazer a empanada mais original.

The Argentine Experience, picada

Após uma picada muito boa, com pequenas provoletas (queijo provolone quase se derretendo), linguiças caseiras, chimichurri e mais vinho, o melhor da noite está prestes a chegar. O prato principal é um imponente Bife de Lomo (Filé Mignon), acompanhado de um puré de batatas assadas (não cozidas) e uma deliciosa guarnição de cenouras.

The Argentine Experience, Filé Mignon

Da qualidade da carne não precisamos falar muito, já que como poderão imaginar, é ótima. Só é necessário prestar atenção na hora de escolher o ponto de cozimento desejado.

The Argentine Experience, sobremesa alfajor

Para encerrar a ágape, na hora da sobremesa você poderá preparar uns alfajores (de maisena, com direito a doce de leite, coco ralado e chocolate) e degustar o tradicional mate, outro elemento clássico da cultura portenha.

Faça a sua reserva e curta uma noite inesquecível em The Argentine Experience…

A equipe multinacional de The Argentine Experience é super atenciosa e faz você se sentir como em casa. E tudo acaba virando uma animada reunião de amigos, com muita comida e bastante bom humor. Resumindo: uma agradável experiência gastronômica bem interativa (temperada com alguns toques do típico comportamento dos portenhos), além de ter a possibilidade de descobrir e apreciar bons vinhos durante três horas e meia. Curta o melhor da culinária de Buenos Aires num  original jantar onde o principal protagonista… é você!

The Argentine Experience funciona de segunda a sábado, das 18.00h às 23.00h, na rua Fitz Roy 2110, Palermo. A Experiência de Coquetéis começa às 18.15h e o Jantar às 19.30h. Somente com reservas feitas com antecedência.