Principais destaques do Micro Centro porteño

Quando um potencial turista está planejando uma futura viagem para Buenos Aires, a maioria das vezes é orientado a se dirigir e hospedar no chamado centro de Buenos Aires. Porém, o que nem todo mundo sabe é que o verdadeiro centro da cidade está localizado, geograficamente falando, no bairro de Caballito (distante uns cinco quilômetros do Obelisco).

Então, a famosa e atraente área que o turista está desejando conhecer é denominada pelos porteños como Micro Centro. Situado imaginariamente entre as avenidas Córdoba, Rivadavia, Leandro N. Alem e 9 de Julio, o Micro Centro pode ser considerado o centro neurálgico de Buenos Aires.

Tendo como vizinhos os bairros de Retiro, Montserrat, Congreso e Puerto Madero, é a região que os turistas que visitam a cidade geralmente escolhem para circular e se hospedar.

Booking.com

Uma breve descrição

No que poderia ser considerado o ponto central do Micro Centro, a interseção das Avenidas Corrientes e 9 de Julio, encontra-se a Plaza da República e nela podemos encontrar o monumento mais simbólico da cidade: o Obelisco. Não fique perdido no meio da cidade! Leia mais sobre as principais ruas de Buenos Aires.

Na Avenida 9 de Julio, considerada a mais larga do mundo, circula o recentemente inaugurado Metrobûs. Anteriormente o transporte urbano circulava pelas estreitas ruas do centro, o que provocava congestionamentos e transtornos com os pedestres; atualmente a circulação veicular na área é altamente limitada.

(Foto: Joe Gatling)

Micro Centro de Buenos Aires (Foto: Joe Gatling)

No Micro Centro encontra-se estabelecida a atividade financeira da cidade de Buenos Aires, com a maioria dos bancos e casas de câmbio localizadas entre as ruas San Martín, 25 de Mayo, Córdoba e Corrientes. A Bolsa de Valores e a de Cereais também operam na mesma área, e a maioria dos prédios são comerciais já que boa parte das empresas possuem seus escritórios nesta região. Tome cuidado! Leia antes uma detalhada informação sobre as diferentes possibilidades para trocar dinheiro em Buenos Aires.

O turismo no Micro Centro

O Micro Centro portenho conta com as duas ruas mais procuradas pelos turistas: Florida e Lavalle, ambas destinadas exclusivamente á circulação dos pedestres; isto o converte num dos pontos turísticos principais da cidade de Buenos Aires.

Devido ao intenso movimento que transita durante as horas laborais, as opções gastronômicas são numerosas, com diversos bares, restaurantes e lanchonetes. Em questões de transporte, além dos ônibus que circulam pelo já mencionado Metrobûs o turista pode contar com a presença quase infinita de táxis e também das diferentes linhas de Metrô que comunicam o Micro Centro com diversos pontos da cidade. Conheça os principais meios de transporte da cidade de Buenos Aires.

Os principais hotéis de Buenos Aires podem ser encontrados no Micro Centro ou bem dentro das proximidades; comércios, bancas de jornal, cinemas e teatros também estão presentes no passeio do turista brasileiro em Buenos Aires.

Como já foi explicado anteriormente, sendo um setor maiormente comercial, o movimento diminui no final da tarde e com as primeiras sombras o cenário muda e o visitante vai ser convidado a entrar na atraente noite de Buenos Aires.

 

Postado por Marc Ouellet, 24/02/2011

Utilizado com a permissão do autor