Paseo de la Costa de Vicente López

Se você se encontra em Buenos Aires nesses dias de verão ou está querendo fazer uma viagem em breve, uma das dúvidas é o que fazer durante esse período tão cálido.

Como todo mundo sabe a capital argentina não tem praias muito próximas e os meses estivais costumam ser bastante quentes. Conhecido como a “selva de cimento”, o micro centro portenho está longe de ser a melhor opção nessa época.

Mas não é necessário se deslocar uma centena de km para poder curtir o verão na terra do tango. Mesmo sem ter mar e areia por perto, ainda é possível combater as altas temperaturas nos numerosos espaços verdes que a cidade possui.

Booking.com

O Paseo de la Costa é um deles e ocupa um enorme local recuperado frente ao Rio de la Plata. A mudança começou ainda nos anos de 1990, junto com aquela renovação toda que invadiu, no bom sentido, à cidade de Buenos Aires.

Começando a caminhada

O Paseo de la Costa está localizado no bairro nobre de Vicente López, na Zona Norte de Buenos Aires. A entrada principal é pela rua Hipólito Yrigoyen e começa na esquina com a rua Ricardo Alfonsín. Um lugar com muito verde, árvores e sombra para fugir ou pelo menos lutar contra o intenso calor do verão de Buenos Aires.

Por causa da segurança e tranquilidade, o ambiente é bem familiar e resulta ideal para andar de bicicleta, patinar ou apenas descansar. Alguns aproveitam também para passear os cachorros, fazer um piquenique ou simplesmente tomar aquele chimarrão que os porteños tanto adoram (do mesmo jeito que no sul do Brasil).

Paseo de la Costa de Vicente López

O local oferece banheiros, atendimento médico em caso de emergências, junto com vários paradores para fazer um lanche, brinquedos para crianças e uma pequena feirinha de lembranças chegando à rua Valentin Vergara.

Parque de los Niños

Após uma boa caminhada pelos 2 km do corredor, atravessamos a passarela de cor laranja e ingressamos no Parque de los Niños (Parque das Crianças, em português). Um extenso complexo de 320 mil m², cujo nome pode enganar um pouco, já que na verdade pode ser aproveitado por um público de todas as idades. Nele não é permitido o ingresso com animais nem com bebidas alcóolicas.

Paseo de la Costa

A primeira coisa que chama a atenção é a presença de inúmeros guarda-sóis amarelos (a cor símbolo do novo governo argentino?). Logo em seguida você vai encontrar uma pequena praia artificial (com areia e tudo) conhecida como Buenos Aires Playa e um calçadão ao redor para transitar, correr ou dar uma pedalada.

Paseo de la Costa, Buenos Aires Playa

No final da calçada aparece um cantinho só para pescadores. Considerando o estado das águas do Rio de la Plata (semelhante à Bahia de Guanabara no Rio), a pesca é mesmo para passar o tempo… mas tudo vale se a intenção é curtir uma tarde ao ar livre!

Consulte por passeios, traslados, shows de tango e outras atividades turísticas em Buenos Aires com os melhores preços do mercado!

Quem visita o Parque de los Niños pode apreciar uma vista panorâmica do Rio de la Plata, onde num dia bonito não faltam os veleiros e outras embarcações. O parque é uma enorme área verde, com muita limpeza e numerosos funcionários tomando conta da segurança do lugar. Outra coisa legal é que são disponibilizados de forma gratuita vários minibuses para o traslado dos visitantes dentro do parque.

Paseo de la Costa, traslados Parque de los Niños

Como chegar

Para chegar ao Paseo de la Costa desde o centro o jeito mais simples (e barato) é ir de trem desde a estação Retiro até a estação Vicente López. São apenas cinco paradas e viagem demora pouco mais de vinte minutos. Depois, você vai ter que caminhar uns 300 metros pela rua Julio A. Roca até a entrada do passeio. Horários: todos os dias das 8.30 às 20h, com entrada livre e gratuita.

Quem quiser ir diretamente até o Parque de los Niños, pode ir de trem e descer na estação Rivadavia (uma antes de Vicente López) ou bem utilizando os serviços dos ônibus 28 ou 29. Porém, até a entrada principal do parque (Avenida Cantilo e General Paz) é preciso caminhar várias quadras. Funciona de terça a domingo das 10h às 20h.