Palermo Soho, o bairro mais visitado

Palermo Soho, o bairro mais visitado

Durante a última década do século passado, a cidade de Buenos Aires foi sofrendo gradualmente um processo de transformação e inovação. Bairros antigos e tradicionais como San Telmo e Palermo, ou quase abandonados (como no caso de Puerto Madero) foram reciclados e renovados. Essas mudanças acabaram atraindo a atenção dos turistas que visitavam ou iriam visitar a cidade a partir daí.

Historicamente, Palermo sempre foi frequentado pelos principais e mais importantes membros da boêmia portenha. Na atualidade, possui varias subdivisões ou pequenos bairros claramente identificados dentro de si. O mais popular é Palermo Soho, mas também podemos citar Palermo Holywood, Palermo Sensível, Palermo Feud, Alto Palermo; Palermo Chico, etc. Verdadeiramente, muitos “Palermos” dentro de um bairro só!

Palermo Soho está delimitado entre as avenidas Santa Fé, Córdoba, Scalabrini Ortiz e Juan B. Justo, dentro do bairro de Palermo (o maior da cidade de Buenos Aires, com uma área de 16 quilômetros quadrados). Faz parte do chamado Palermo Viejo (Palermo antigo, em português) e seu nome é uma clara referência aos Sohos de Nova Iorque e Londres, bairros totalmente identificados com a moda, arte e boêmia contemporânea.

Barzinho da Plaza Serrano, Palermo Soho

Barzinho da Plaza Serrano, Palermo Soho

Seu ponto principal é a Plaza Júlio Cortázar, também conhecida como Plaza Serrano, que se encontra entre as ruas Honduras e Jorge Luís Borges. Os dois famosos escritores argentinos (Cortázar e Borges) foram, por sinal, moradores do bairro em alguma etapa de suas vidas e de fato isso foi refletido nas suas obras literárias.

Inicialmente e com um pouco de timidez, foram aparecendo no bairro alguns bares e restaurantes não muito grandes; mas rapidamente foram aceitos pelas novas gerações e hoje em dia Palermo Soho é muito procurado pelos turistas que visitam Buenos Aires.

A maior parte do movimento concentra-se nas ruas Serrano e Honduras e continua pelo resto do bairro. A agitada vida noturna é uma das características do lugar, mas o fluxo de visitantes também é bastante intenso durante o dia (especialmente durante os finais de semana). Não é a toa que atualmente é considerado o bairro favorito de atores, modelos, músicos e outras celebridades nacionais. Por isso, é bem comum achar rostos famosos fazendo compras ou passeando pelas ruas.

O que você pode encontrar

Muitos dos antigos casarões foram reformados e convertidos nas atuais lojas que caracterizam Palermo Soho. A combinação visual das antigas casas recicladas, junto com as ruas originais e calçadas de pedra mais o colorido natural provocado pelo incessante movimento, pode resultar muito atraente para quem visita Buenos Aires pela primeira vez.

Boutique Las Oreiro, Palermo Soho

Boutiques de conhecidas marcas são encontradas em Palermo Soho

O ponto de partida para quem chega pela primeira vez pode ser a feira de artesanato da Plaza Serrano. Nela reúnem-se artistas plásticos e desenhistas independentes de roupa, apresentando e vendendo seus variados e interessantes produtos artesanais.

As lojas de roupa de importantes grifes são numerosas e alguns dos mais conhecidos estilistas argentinos (Benito Fernández, Jazmín Chebar e a popular atriz Natalia Oreiro), junto com outras marcas nacionais de alta qualidade, marcam presença em Palermo Soho.

Saiba que lugares visitar em Buenos Aires para fazer as suas compras.

Já a oferta gastronômica é imensa, pois existem locais para todos os gostos e desejos. A quantidade de bares, pubs e restaurantes é difícil de calcular e sendo a oferta tão grande, a maior dificuldade do turista vai ser qual escolher. Mas nas horas de maior movimento, com certeza vai ser aquele que simplesmente tiver uma mesa livre!

Restaurante La Cabrera, Palermo Soho

La Cabrera, um dos restaurantes mais visitados de Palermo Soho

Quem visita Palermo Soho pode achar desde restaurantes simples e econômicos até outros de maior categoria e preço; mas a variedade é bem diversa: carnes, massas, pizzas, comida vegetariana, sushi, peixes, frutos do mar e cozinha internacional. La Cabrera, Estilo Criollo e Don Julio são só alguns deles e, uma dica importante é conferir os preços do cardápio antes de entrar: tem preços de todas as cores.

Quer conhecer em primeira mão os pontos de visitação mais relevantes de Buenos Aires sem ter que perder seu valioso tempo organizando o roteiro? Descubra a ampla variedade de passeios disponíveis e aproveite para descobrir o melhor da cidade!!!

Em questões de hospedagem o bairro também tem algumas opções, mas é bom saber que os preços dos hotéis são mais altos se comparados, por exemplo, com aqueles do Micro Centro. Mesmo assim, destacam-se o elegante cinco estrelas 5411 Soho Hotel Boutique (na rua Thames 1565) e o Palermo Soho Lofts (quatro estrelas), na rua Armenia 1396. Os turistas mais jovens ou estudantes podem escolher entre os hostels Palermo House (Thames 1754), como também o Hostel +1, na rua Cabrera 4716.

Em definitivo, Palermo Soho é um dos novos pontos turísticos de Buenos Aires que cada dia recebe maior número de visitantes, principalmente brasileiros. Com um visual moderno, descontraído e transitadas ruas cheias de lojas comerciais e locais gastronômicos, é sem dúvida uma das paradas obrigatórias do turismo estrangeiro que deseja conhecer a capital argentina.

 


Ver mapa más grande

Postado por Marc Oullet, 04/03/2011

Utilizado com a permissão do autor

6 comentários sobre “Palermo Soho, o bairro mais visitado

  1. FLAVIA BAYMA

    Oi, Patricio.
    Qt mais leio, mas dúvidas tenho!! Rsrsrsrssss
    Vou passar o reveillon em BA com o marido e dois filhos rapazes (14 e 20). Meu grande problema é: qual seria o programa ideal p a noite de reveillon para agradar tanto um casal, na faixa dos 50, quanto dois jovens rapazes??? Os preços de jantares e shows de tango em Puerto Madero são proibitivos para 4 pessoas! Pensei em passear e jantar em Palermo e depois tentar ir p o show de fogos em Puerto Madero.
    Será que você poderia me ajudar? Acha que é uma boa ideia? Onde seria animado para jantar?
    Muito obrigada!!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Olá Flavia, tudo bem? Dependendo do lugar da sua hospedagem, o mais conveniente vai ser achar um restaurante perto já que o transporte público deixa de funcionar à noite e só recomeça várias horas depois. Palermo é um lugar bastante animado, com várias opções gastronômicas, bares e festas. Ir até o Puerto Madero é uma boa ideia sempre que vocês tenham como chegar até lá. Se estiverem hospedados no centro (ou nas redondezas) provavelmente seja mais conveniente escolher algum restaurante na região (no centro ou San Telmo) e depois ir a pé até Puerto Madero antes da virada. Um abraço!

  2. César Cambi

    Patrício, boa noite!

    Questão de segurança em Palermo Soho a noite, sei dos riscos de uma cidade grande, pois moro em São Paulo, porem conseguimos caminhar por algumas áreas de São Paulo com um risco minimizado de assaltos, pretendo na Sexta feira (16/09) Jantar no La Cabrera, e após o jantar caminhar pelo bairro que ate onde li parece ser muito bonito. Ponto 1, segurança? posso realizar essa caminhada de forma segura? Ponto 2 você indica algo apos o jantar em Palermo Soho?

    Estou ficando assíduo do site, quero realizar uma viagem muito bacana a minha companheira, é a primeira vez que ela sai do Brasil, e creio que a primeira vez a gente nunca esquece.

    Grande abs.

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Oi César, ficamos felizes com a sua participação no blog! Se a ideia é jantar no La Cabrera então dai vocês podem ir tranquilamente a pé até a Praça Serrano: são apenas quatro quarteirões e é uma área bastante transitada, mesmo à noite. O burburinho de Palermo Soho encontra-se precisamente aí, com barzinhos bem legais e muito agito.

      Esperamos que dê tudo certo na sua viagem e não esqueça de passar de volta por aqui e contar a sua experiência. Grande abraço!

Deixe uma resposta