O que é permitido trazer do exterior

Viajar é tudo de bom. E se combinarmos uma bonita viagem com umas boas compras, melhor ainda. No final das contas, conhecer novos lugares e sair de compras são duas coisas que poucas pessoas conseguem resistir.

Porém, depois de termos gasto as nossas reservas comprando presentes e lembranças de repente aparece uma dúvida que ameaça estragar tudo: o que é permitido trazer do exterior? Serei barrado na alfândega na hora de desembarcar no Brasil? O que eu posso trazer na mala?

No caso dos turistas que voltam de Buenos Aires, as dúvidas também são frequentes: posso trazer vinho na mala? E o doce de leite, sim ou não?

Booking.com

O mais importante é diferenciar o que você pode trazer de outro país e o que é possível comprar no Free Shop.

O que não devemos levar na bagagem

Sempre é bom lembrar o que não podemos levar na bagagem, seja despachada ou de mão e evitar demoras e constrangimentos. As dores de cabeça e contratempos são grandes!

O que é permitido trazer do exterior (Foto: Pixabay)

  • Bagagem despachada:

Os elementos proibidos dentro da mala são bastante óbvios como, por exemplo: armas, materiais explosivos, inflamáveis, substâncias tóxicas e químicas, etc.

  • Bagagem de mão:

Aqui é necessário prestar muita atenção porque as exigências são grandes, mesmo se tratando de produtos que possam parecer insignificantes ou inofensivos. Os perfumes, líquidos e produtos de cosmética e higiene pessoal são permitidos sempre que tenham uma capacidade máxima de 100 ml e estejam dentro de uma embalagem plástica fechada. E nada de tesouras, alicates, facas nem canivetes.

Saiba que cuidados tomar com as bagagens.

As garrafas de vinho

Poder transportar vinho na mala ou não é outro assunto que provoca certa controvérsia e acabou virando mito. As empresas aéreas nem sempre conseguem esclarecer as dúvidas e cada uma sugere as suas próprias regras, o que acaba confundindo ainda mais aos passageiros. Nos voos da Gol, só para termos uma noção, são permitidas as garrafas devidamente lacradas e também dentro de uma embalagem plástica.

O que é permitido trazer do exterior, vinho (Foto: Pixabay)

E aqui começa a confusão: em voos nacionais a empresa autoriza até 5 litros por pessoa na bagagem de mão (uma garrafa de vinho costuma ter 700 ml aproximadamente).

Contudo, não é possível o embarque de bebidas alcoólicas dentro da cabine nos voos internacionais, só aquelas compradas no Free Shop. Mas se você comprou vinho em alguma loja ou supermercado de Buenos Aires, essas garrafas podem ir tranquilamente dentro da bagagem despachada.

Aerolíneas Argentinas permite levar até 5 litros por pessoa na mala sem fazer questão da procedência.

Produtos liberados recentemente

Uma boa notícia para muitos turistas que voltam de Buenos Aires (e logicamente de outros países) é a nova resolução que finalmente permite o ingresso de produtos tais como queijos, embutidos e… Dulce de leche! Sim, trata-se da normativa número 11 publicada no Diário Oficial da União em 10 de maio de 2016. A mesma ainda autoriza a entrada de muitos outros produtos de origem animal.

O que é permitido trazer do exterior, doce de leite (Foto: Yusuke Kawasaki)

Reconheço que por total e absoluto desconhecimento entrei ao Brasil inúmeras vezes com doce de leite argentino e jamais tive problemas, nem mesmo no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre que tem fama de ser um dos mais durões nesse sentido. Com certeza devo ter levado sorte, mas agora, a preocupação acabou e o prezado manjar está liberado. Quanto dulce de leche você pode trazer na sua mala? Até 5 kg, como para matar as saudades durante um bom tempo (ou talvez até a sua próxima viagem a Buenos Aires!).

Consulte por passeios, traslados, shows de tango e outras atividades turísticas em Buenos Aires com os melhores preços do mercado!

Compras no Free Shop

Quando você volta ao Brasil tem o direito de trazer bens adquiridos no exterior por um valor de até USD 500,00. Essa franquia é aplicada a produtos comprados na/s cidade/s que você visitou e no Free Shop do aeroporto de saída. Ou seja, se você viajou a Buenos Aires entenda que pode fazer compras por até 500 dólares, incluindo os Duty Free de Ezeiza ou Aeroparque. Veja a seguir que produtos comprar e os seus limites:

  • 12 litros de bebidas alcoólicas.
  • 10 maços de cigarros (um pacote).
  • 25 charutos.
  • Produtos com valor inferior a USD 10,00: até 20 unidades, máximo dez itens iguais.
  • Produtos com valor superior a USD 10,00: até 20 unidades, máximo três itens iguais.

O que é permitido trazer do exterior, perfumes (Foto: Pixabay)

Finalmente, nos Free Shop do aeroporto brasileiro de desembarque você pode gastar mais USD 500,00. Alguns exemplos:

  • 24 garrafas de bebidas alcoólicas.
  • 20 maços de cigarros (dois pacotes).
  • 25 charutos.

(Fonte: Receita Federal).

Agora que já sabemos o que é permitido trazer do exterior está na hora de fazer essas compras tão desejadas (e também as malas) com total tranquilidade.