O popular cafezinho de Buenos Aires

Considerando que o portenho carece do hábito de tomar o café da manhã em casa, o fato de entrar num bar antes do trabalho ou até mesmo durante a jornada laboral, vira uma necessidade.

Pode ser pedido sozinho ou junto com alguma medialuna (croissant), mas de qualquer jeito o popular cafezinho de Buenos Aires sempre chega acompanhado pelo menos de um copinho de água e algum docinho ou bolacha.

Também é motivo ou desculpa para marcar um encontro com amigos: a gente se encontra hoje à tarde naquele barzinho para tomar um café?  Ou bem para o sutil início de uma conquista ou paquera: posso te convidar para tomarmos um cafezinho e conversar?

Booking.com

Está em Buenos Aires e hoje à noite vai jantar fora? Ou está a fim de tomar aquele cafezinho? Primeiro conheça 10 características dos bares e restaurantes de Buenos Aires.

6 tipos de café mais solicitados

Quem visita Buenos Aires pela primeira vez, vai encontrar várias opções antes de pedir um café. As mais solicitadas são:

  1. Café ou cafecito: café pequeno ou simples.
  2. Cortado: o tradicional pingado brasileiro.
  3. Café doble: expresso médio ou duplo.
  4. Café con leche: café com leite, pode vir com ou sem medialunas.
  5. Lágrima: mais leite e menos café, bem leve e geralmente servido em jarrinho.
  6. Café com crema: café com creme chantilly, para os paladares mais sofisticados.

(Foto: flavouz)

Cafezinho de Buenos Aires (Foto: flavouz)

Enquanto degusta-se o café escolhido é possível ler tranquilamente um dos jornais ou revistas que a maioria dos bares oferece gratuitamente aos clientes enquanto permanecem no local.

Se for viajar a capital argentina, recomendamos conhecer os principais costumes e características de Buenos Aires.

Segredos e características do cafezinho de Buenos Aires

  • Diferente do café brasileiro (que como seu nome indica é produzido no Brasil), na Argentina o maior volume de café consumido vem da Colômbia, o que acaba resultando numa marcante característica no sabor.
  • O tipo de grão, moedura e torrefação são outros dos elementos fundamentais que determinam esse gosto tão singular do cafezinho de Buenos Aires.

    Café com churros, cafezinho de Buenos Aires
    Um cafezinho acompanhado de churros, outra das opções nos bares portenhos
  • Normalmente é bem forte, o que pode chamar a atenção do turista brasileiro. Mas como quase tudo tem solução, isso se resolve pedindo ao garçom um café liviano (café leve).
  • Nas máquinas expresso de bares, confeitarias e restaurantes, antes de colocar o café já prensado e encher a xícara, é de lei abrir a válvula e deixar sair um pouco de vapor (desse jeito o cafezinho não sairá queimado).