Minha experiência em Buenos Aires

Hoje inauguramos uma nova categoria no blog Brasileiros por Buenos Aires. Uma coluna onde você, prezado leitor, terá a chance de compartilhar com todos nós os detalhes da sua viagem por Buenos Aires. Sim, a partir de agora o leitor tem a palavra! Você poderá participar de um jeito mais dinâmico relatando as nuances da sua jornada pela terra do tango. No final do artigo explicamos bem como fazer, é bem fácil. Agora, começamos com o belo texto da Juliana Lavezo, que conta os pormenores da minha experiência em Buenos Aires…”

Por Juliana Lavezo

Viajar para a Argentina sempre esteve nos meus planos. Há tempos pesquisava em sites e agências de viagem promoções e pacotes para conhecer a capital do país, a cidade do tango – Buenos Aires. Porém, tal ideia sempre foi adiada, seja por conta do orçamento apertado (não que a viagem seja cara, mas por conta dos imprevistos financeiros que sempre aparecem!) ou por acabar visitando outros lugares e protelando Buenos Aires.

Foi então que nas férias de 2017, mais especificamente em dezembro, planejei nossa viagem. Fomos em três: eu, meu namorado e um amigo. Em nosso pacote estava definido: primeiro dois dias e meio em Buenos Aires. E de lá seguiríamos viagem rumo à Patagônia Argentina, para a cidade de El Calafate.

Chegada

Cheguei em Buenos Aires como sempre chego em qualquer lugar que estou viajando: super animada! Vontade mil em conhecer lugares, bater perna e experimentar tudo o que a cidade tem a me oferecer.

O primeiro contato é com a língua. Ao longo da viagem de avião (super-rápida, diga-se de passagem) vim pensando que iria treinar o meu enferrujado espanhol! Logo você percebe que todo mundo se entende com o bom e velho portunhol. Desembarquei no Aeroparque Jorge Newbery ainda de manhã. Tinha fechado previamente com agência o transfer que nos levaria até o hotel Unique Executive Central, localizado no centro de BA.

Ao sair do aeroporto você logo se depara com o Río de la Plata – o mar de Buenos Aires. Essa já é a primeira impressão da cidade, seguida por tantas outras… nuances, contradições típicas como em qualquer lugar da América Latina.

Do nosso hotel podíamos ver um dos grandes atrativos do centro portenho – o Obelisco. Impera soberano, imponente na Praça da República, em meio à Avenida Corrientes e a grande Nove de Julho, que impressiona com seu tamanho e faixas largas. Para nós, brasileiros, é interessante ver os guardas de trânsito auxiliando no fluxo de pedestres e carros, mesmo com os semáforos.

Impossível não comparar os painéis reluzentes da Avenida Nove de Julho com os painéis da Times Square. E BA é muito isso, uma grande mistura cultural. Por onde você passa, claramente se sentirá em Paris, com seus inúmeros cafés e arquitetura clássica. Mas basta um mercadinho ou os famosos e acessíveis quioscos que vendem de tudo, para você perceber que está na América Latina.

Primeiro Dia, parte 1

O primeiro lugar que visitei foi o bairro da Recoleta, pois chegamos próximo ao horário do almoço e queríamos provar as famosas empanadas portenhas do El Sanjuanino (as melhores! Provem a de carne picante, nossa melhor pedida). O almoço rendeu boas empanadas, uma jarra grande de sangria geladíssima e um ótimo atendimento. Combo que nos fez voltar para o almoço do dia seguinte.

Saímos de lá e rodamos pelo bairro. Como era segunda-feira, nos deparamos com o Museu de Belas Artes fechado e seguimos então para a Faculdade de Direito, onde tiramos algumas fotos de sua fachada repleta de colunas.

A Recoleta foi um dos bairros que mais gostei, por causa de suas áreas verdes e diversas esculturas erguidas em todo bairro. Diga-se de passagem, BA é uma cidade que tem um apelo cultural fortíssimo e monumentos e esculturas são frequentemente vistos pelo centro e pelos bairros, como Palermo e Recoleta.

Cheguei a comparar esse cuidado em manter a história viva através de monumentos e esculturas da cidade com nossa São Paulo, onde o mesmo não ocorre. Nesse ponto perdemos feio para a capital portenha.

Minha experiência em Buenos Aires, Floralis Genérica

Floralis Genérica

Ao lado da Faculdade de Direito, fomos visitar outro ponto turístico da cidade, a Floralis Genérica, uma escultura metálica em formato de flor que, dependendo da hora do dia, suas pétalas se abrem e fecham. Antes de seguirmos até o hotel, paramos na Heladería Volta para nos refrescarmos tomando um belo sorvete.

Primeiro Dia, parte 2

Após o passeio pela Recoleta, descansamos um pouco no hotel, visto que chegamos do aeroporto e já saímos para passear. No final da tarde fomos em direção à Livraria El Ateneo, que fica dentro de um antigo teatro. Vale a pena a visita! A livraria já foi considerada a segunda mais bonita do mundo e você se perde em meio aos detalhes e as prateleiras de livros.

Minha experiência em Buenos Aires, Livraria El Ateneo

Meu namorado boquiaberto.

Infelizmente, por conta de um evento organizado pela OMS, as entradas para o Porto Madero estavam inacessíveis por carro. Sendo assim os taxistas não estavam chegando até lá e a opção de ir a pé não se mostrou viável, pois estávamos um tanto longe do bairro. Porto Madero ficou na lista da nossa próxima visita a BA!

Nesse tempo em que estivemos viajando pela Argentina pudemos acompanhar pela TV as manifestações da população contra as reformas propostas pelo governo Macri. Dias após nossa saída de BA uma manifestação popular fez adiar a votação da reforma da previdência, porém esta se concretizou dias mais tarde, resultando em uma paralisação geral da cidade (transportes, comércio, etc) onde tivemos nosso voo de volta para o Brasil cancelado.

À noite fomos comer na pizzaria Los Inmortales localizada próximo ao nosso hotel. O local é ricamente ornamentado com fotos antigas que dão um ar retrô ao restaurante, mas a pizza, cá para nós, deixa a desejar. Nesse quesito, nós brasileiros, mandamos melhor!

Segundo Dia, parte 1

No nosso segundo dia em BA fizemos o city tour oferecido pela agência que fechamos a viagem. Como tínhamos pouco tempo na cidade e o city tour passava por vários pontos turísticos que acabava sendo distantes uns dos outros, achamos que compensaria fazê-lo.

Passamos pelo bairro já conhecido por nós no dia anterior, a Recoleta. Depois Palermo (que conheci apenas dentro do ônibus da empresa, uma pena!) e seguimos para o centro da cidade.

No centro da capital pudemos conhecer a famosa Casa Rosada, a Catedral Metropolitana (onde entrei e gastei maior parte do tempo porque sou a louca das igrejas!) e o Cabildo. De lá passamos por San Telmo (que pude conhecer apenas através da janela do ônibus). E finalmente chegamos até La Boca, onde descemos para nos encantarmos com as casinhas coloridas do Caminito.

Minha experiência em Buenos Aires, La Boca

O bairro La Boca.

Uma parada breve nas lojinhas de souvenirs, outra na Havanna e você se depara com gente de todo tipo. Artistas vendendo sua arte, músicos em restaurantes tornando sua passagem por ali ainda mais especial.

Minha experiência em Buenos Aires, Caminito

A típica foto de casal no Caminito.

Segundo dia, parte 2

Ao chegarmos do city tour fomos novamente para a Recoleta, pois me faltava conhecer o Museu de Belas Artes! Antes, almoçamos novamente no El Sanjuanino (como disse acima) e depois seguimos para o museu. Sou apaixonada por arte e estar nesse museu foi para mim uma experiência excepcional.

Um museu grandioso, com obras de arte de artistas renomados, minha visita ali foi incansável. Renoir, Toulouse-Lautrec, Miró, Monet, Rodin… estar frente a frente com obras de artistas como estes é impagável.

Minha experiência em Buenos Aires, Museu de Belas Artes, Recoleta

A escultura El beso, de Rodin.

Antes de retornarmos ao hotel, fomos à Calle Florida e à Galeria Pacífico, onde, além de batermos pernas, compramos os deliciosos alfajores da Cachafaz (na minha opinião, os melhores!).

À noite fomos jantar no restaurante La Churrasquita na avenida Corrientes, pertinho do nosso hotel. Queríamos experimentar o famoso bife de chorizo argentino! A comida e o atendimento foram excelentes.

Terceiro e último dia

O nosso último dia (tínhamos apenas meio dia, pois nosso voo sairia após o almoço) em BA nos reservou um passeio para fechar com chave de ouro! Pertinho do nosso hotel está localizado o magnífico Teatro Colón e foi para lá que seguimos. Fizemos uma visita guiada pelo teatro e tivemos o privilégio de assistir a uma parte de um ensaio de uma ópera que iria ocorrer à noite. E que acústica era aquela!

Minha experiência em Buenos Aires, Teatro Colón

O magnífico Teatro Colón – compensa a visita.

Vale lembrar que a maioria dos nossos passeios foram feitos a pé. Usamos táxi apenas uma vez e o transporte do City Tour da agência. Os lugares que visitamos eram possivelmente fáceis de serem percorridos andando. Sem contar que é a melhor forma de se conhecer a cidade!

Nos despedimos de BA assim: querendo mais. Com vários passeios pendentes e lugares que não tivemos tempo hábil para conhecer. Mas que, sem dúvida alguma, ainda conheceremos, pois pretendemos voltar.

O final da minha experiência em Buenos Aires

Talvez para qualquer viajante tais coisas sejam triviais, até mesmo sem graça. Afinal, você enfrenta caminhadas, clima instável, cansaço, gente por todo lado e o insistente relógio que não para. O tempo pode estar contra ou a seu favor. Isso irá depender do seu planejamento e do seu ritmo na viagem.

A viagem se faz em várias etapas: o planejamento, a viagem em si e as memórias que ficam. Nestas, as fotos se materializam e escrever tornam essas memórias ainda mais vivas em mim. Como disse, para qualquer viajante tais coisas podem ser observadas e se tornarem passageiras. Mas é preciso senti-las e de modo tal que estas percepções façam parte de você. Uma vez que elas se corporificam, não há como esquecer.

Cada viagem é única porque é também uma viagem interior. É uma experiência própria, pessoal. Por isso é tão compensador viajar! Por isso concordo com a máxima de que viajar não é despesa, mas investimento. Você investe em você. Cresce como ser humano, conhece a si e fora da caverna, como a metáfora de Platão.

Quero contar como foi a minha experiência em Buenos Aires!

Se você gostou da ideia e deseja compartilhar as lembranças da sua viagem com a comunidade de Brasileiros por Buenos Aires, o procedimento é muito simples. Só precisa enviar o seu texto (se quiser pode mandar fotos também) para o e-mail brasileirosporbuenosaires@gmail.com

Não perca a oportunidade de mostrar ao mundo sua experiência, opinião e comentários sobre a sua viagem pela capital da Argentina. Deixe fluir a inspiração e mande o seu texto… a sua experiência pode ser de uma enorme importância para outros leitores que, como você já fez em algum momento, estão planejando e desejando visitar Buenos Aires pela primeira vez.

Esperamos você!!!

16 comentários sobre “Minha experiência em Buenos Aires

1. Andre Covre

Patricio,
    Parabéns pelo blog.
    Super aprovei, estou indo agora em fevereiro com minha esposa e foi muito útil as informações.
    Sucesso.

2. Rodrigo Dantas

Olá. Gostaria de mais detalhes sobre o clima no mês de dezembro em B.A. É confortável fazer todos estes passeios à pé?

1. Patricio Espigares Autor da Postagem

Olá Rodrigo, tudo bem? Boa parte dos passeios mencionados no artigo podem ser feitos a pé e outros precisam da utilização do transporte público (que é bastante econômico) ou de táxi. Lembrando que o clima em dezembro já é quente, então o mais recomendável é fazer os passeios a pé de manhã e deixar os outros para serem feitos durante a tarde quando a temperatura fica mais elevada. Para maiores informações sobre o clima você pode consultar o artigo O clima de Buenos Aires, mês a mês. Abraço!

3. Edinaldo Nogueira

Bom dia, Em junho seria um dia mês para visitar Bueno Aires.Período entre 21 e 26 de junho de 2019.

1. Patricio Espigares Autor da Postagem

Olá Edinaldo, tudo bem? Se você gosta de frio, sim… é uma boa época. Caso contrário, melhor esperar um pouco: as temperaturas nesse período variam entre 8 e 16 graus. Abraço!

4. Rebeca Targueta

Pessoal, bom dia! Poderiam me dizer como foi a experiência de vocês no hotel? Se gostaram, se valeu a pena. Um abraço! Rebeca.

5. ANTONIO JOSE CARDOSO

Não estou encontrando informaç~oes se havera expediente bancario no periodo de reveillon. Estarei em Buenos Aires de 28/12/2018 a 02/01/2019. Devo ja levar em Pesos??

1. Patricio Espigares Autor da Postagem

Bom dia Antonio, tudo bem? Normalmente, os bancos não abrem nem o dia 31 de dezembro nem o 1° de janeiro. Se você estiver chegando em 28 de dezembro, o mais recomendável seria trocar dinheiro no banco dentro dos aeroportos (Ezeiza ou Aeroparque) ou, como você bem disse, levar alguns pesos argentinos desde o Brasil. Abraço!

1. Antonio José Cardoso

Nuito obrigado pela resposta. Vou me organizar e pegar muitas dicas no seu Blog. Abraço

6. Karina

Parabéns Patricio pela proposta. Tenho certeza que assim como Juliana Lavezo, que com o seu breve e tão belo relato nos contou como pode aproveitar da cidade de Buenos Aires, muitas outras pessoas podem ajudar também a enriquecer o blog e que outros viajantes disfrutem ainda mais da cidade.