La Plata, a cidade das diagonais

Você sabe qual é a capital da província de Buenos Aires? Não, não é o micro centro, nem a Recoleta. Muito menos o velho e querido San Telmo. Será o Puerto Madero, então? Nada disso. A capital de Buenos Aires é La Plata, conhecida também como a cidade das diagonais por causa da sua particular configuração e que conta com uma população de 800 mil habitantes.

Então, o que você acha de escapar um pouco dos acostumados lugares turísticos que a terra do tango oferece e descobrir o charme da capital do estado?

Um pouquinho de história

La Plata está localizada a uns 60 km do centro de Buenos Aires. Foi fundada em 1882 e planejada com o objetivo de servir como capital da província. É a escolhida por muitos jovens do país (e nos últimos anos ainda de países vizinhos) para realizar os seus estudos universitários, já que em La Plata podemos encontrar algumas das faculdades e universidades mais prestigiadas da Argentina. A mais famosa é a Universidade Nacional, criada em 1905.

Booking.com

Se o bairro de Puerto Madero tem a particularidade de ter todas as suas ruas com nome de mulher, La Plata não fica atrás: as ruas, no lugar de ter nome, são numeradas.

La Plata (Foto: blmurch)

Possui dois times de futebol bastante conhecidos pelo público brasileiro: Gimnasia e Esgrima (fundado em 1887, um dos mais antigos da Argentina) e o Estudiantes (1905), clubes que costumam marcar presença na Taça Libertadores. Desde 2003 compartilham o moderno Estádio Único de La Plata para disputar os seus jogos. A final da Copa América de 2011 foi realizada nesse mesmo gramado.

O local também serve para multitudinários shows ao vivo: até os Rolling Stones já deleitaram os ouvidos e os corações dos portenhos com seu eterno Rock and Roll no estádio platense.

Além do mais, tem o seu próprio porto comercial onde atracam grandes navios petroleiros e porta contêineres.

Que lugares visitar em La Plata

Mas o que a cidade pode ter de relevância e justificar uma viagem de mais de uma hora desde o centro? La Plata tem vários atrativos e o melhor de tudo é que muitos deles podem ser feitos em família, principalmente com crianças.

  • Catedral de La Plata: o símbolo de La Plata, frente a Plaza Moreno. Imponente construção gótica, inaugurada em 1932. Suas duas torres principais ultrapassam os 100 metros de altura e seu charmoso interior é de tirar o fôlego. Ninguém vai embora de La Plata sem ter visitado a Catedral!

Catedral de La Plata (Foto: Yasmin Pinheiro)

  • Paseo del Bosque: o maior espaço verde da capital de Buenos Aires e um dos pontos turísticos mais frequentados. Dentro dele é possível conhecer algumas das atrações mais relevantes que a cidade oferece: o belíssimo lago, o Museu de Ciências Naturais e o Zoológico. Um desses lugares imperdíveis que não deve faltar no seu roteiro.
  • República de los Niños: ponto de visitação obrigatório para todo aquele que esteja viajando com crianças. Um local onde convivem a magia e a fantasia que tanto apaixonam aos baixinhos (e aos adultos também). Situado no bairro de Gonnet, o parque temático infantil abriu as suas portas em 1951. A lenda conta que o próprio Walt Disney ficou tão fascinado com o lugar, que anos depois foi a sua inspiração para construir Disney World. Uma pequena cidade com réplicas de castelos, brinquedos e muita diversão.

República de los Niños, La Plata (Foto: Pablo Garcia)

  • Zoológico: também está dentro do Paseo del Bosque e foi inaugurado no início do século passado. É uma combinação de zoológico e jardim botânico, apresentando uma completa variedade de animais e plantas da região.

A cultura e as ciências ocupam um espaço de grande importância na cidade. Como prova disso, alguns dos moradores mais famosos foram o escritor Ernesto Sábato e o cardiologista René Favaloro. E mesmo sem ter muito a ver com a cultura, até a ex-presidente Cristina Kirchner é oriunda de La Plata!

La Plata (Foto: Matías Chiodini)

Museus

Além das universidades, outro dos destaques culturais de La Plata são os museus, que são vários e merecem ser visitados. Dentre eles, podemos mencionar os seguintes:

  • Museu de Ciências Naturais: apresenta uma enorme coleção de mamíferos fósseis e muitos outros objetos arqueológicos e antropológicos. Aberto de terça a domingo das 10 às 18h (Paseo del Bosque).
  • Museu Municipal de Belas Artes (Avenida 7, esquina com a Calle 49).
  • Museu do Automóvel (Calle 1, 121).
  • Museu de Arte Contemporâneo (Calle 50, entre as ruas 6 e 7).

Como chegar

De carro, o caminho mais direto é através da Autopista Buenos Aires – La Plata e os 60 km de distância podem ser percorridos em pouco mais de uma hora. Mas pegar um táxi não é justamente uma das opções mais econômicas.

Consulte por passeios, traslados, shows de tango e outras atividades turísticas em Buenos Aires com os melhores preços do mercado!

Nesse sentido, o mais em conta é pegar o trem da linha Roca na estação Constitución. A viagem tem uma duração de aproximadamente 80 minutos.

Outra possibilidade é utilizar o ônibus. Para isso, existem duas linhas que fazem o trajeto: a Costera e Plaza, que saem desde a estação Retiro. É uma viagem mais demorada, mas dá para economizar bastante no traslado ida e volta. Só não se esqueça de ter créditos suficientes no seu cartão SUBE.

Deseja acrescentar um passeio diferente ao seu roteiro por Buenos Aires? Visite a cidade de La Plata, capital da província e descubra todo o seu charme.