Feriados em Buenos Aires 2018 [O que você precisa saber]

Feriados em Buenos Aires 2018 [O que você precisa saber]

Visitar uma cidade durante um feriado pode ser uma boa razão para curtir uns dias de férias tranquilamente. Mas, cuidado… ao mesmo tempo pode resultar um transtorno e atrapalhar consideravelmente os seus planos. Conhecer com antecedência quais são os feriados em Buenos Aires com certeza vai ser uma mão na roda. Dependendo do feriado, que nem sempre são os mesmos que no Brasil, tudo fica fechado e a cidade se paralisa.

Já pensou em chegar num desses dias onde nada está aberto e não ter onde trocar dinheiro? Ou pior ainda… pousar no aeroporto de madrugada e perceber que não tem táxis ou traslados disponíveis porque é festa? Evite esse pesadelo todo lendo o seguinte post e sabendo, de vez, o que fazer durante os feriados em Buenos Aires de 2018. Depois disso você terá a chance de programar a sua viagem sem problemas nem surpresas…

Como regra geral, durante os feriados na terra do tango não abrem os bancos, casas de câmbio, entidades públicas e órgãos semelhantes. Os meios de transporte, seja público ou privado funcionam com certas limitações. No caso das lojas comerciais, tudo é relativo: algumas abrem e muitas outras não. E o mesmo acontece com os locais gastronômicos.

1.   Janeiro

Logicamente o primeiro dia do ano também é feriado aqui em Buenos Aires. E sim, fica tudo fechado. O transporte público começa devagarinho durante a madrugada e depois continua durante o dia com um serviço bastante limitado. Bares, restaurantes e shoppings costumam fechar as suas portas durante esse dia… então aproveite para caminhar e descansar!

2.   Fevereiro

12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira) são os feriados de Carnaval. Como já falamos no artigo Carnaval na Argentina: o que fazer, o carnaval no país vizinho tem as suas diferenças. Os bancos, casas de câmbio e órgãos oficias não trabalham, o comércio… mais ou menos. Ônibus, metrô e trens funcionam quase que com normalidade.

3.   Março

O mês de março conta com três feriados, quase no finalzinho. O primeiro é o Dia Nacional da Memória (24) e depois Semana Santa, que nesse ano não acontece em abril. Na verdade, o verdadeiro feriado é a sexta feira, mas a maioria emenda a partir da quinta-feira. Só que em 2018 o feriadão vai ser para valer: depois do Domingo da Páscoa (1 de abril) ainda chega mais um feriado…

4.   Abril

O único feriado oficial do mês celebra o Dia dos Veteranos da Guerra das Malvinas: segunda 2 de abril. Vai ser o último dia de uma verdadeira maratona de 5 dias de folga, então muita gente vai viajar. Se prepare para receber uma cidade quase vazia, pelo menos de portenhos!

Feriados em Buenos Aires, rua

No final de abril (dia 30), uma invenção dos hermanos: o feriado “ponte”. Considerando que o dia seguinte é 1° de maio e cai numa terça-feira, nada melhor que folgar também no dia anterior. Resultado: mais um feriadão daqueles (ou final de semana supercomprido, como você quiser).

5.   Maio

O mês de maio traz dois feriados, o Dia do Trabalhador (no dia 1) e o Dia da Revolução de Maio (sexta-feira 25). No primeiro de maio, e como todo mundo sabe, está tudo fechado e ninguém trabalha. Já no 25 alguns comércios podem abrir, principalmente barzinhos e certos restaurantes. Transporte público? Em ambos os dias funciona, mas oferecendo um serviço com frequências bem menores.

Feriados em Buenos Aires, Plaza de Mayo

6.   Junho

Que feriados em Buenos Aires podemos encontrar no mês de junho? Temos dois, o primeiro na segunda 17 e na mesma semana (no dia 20) o segundo. Os motivos? A Passagem à Imortalidade do General Güemes e o Dia da Bandeira respectivamente. Entidades bancárias, agências de câmbio, funcionários públicos, etc. não trabalham. O comércio funciona num 50%.

Dúvidas na hora de fazer a mala? Conheça o Clima de Buenos Aires, mês a mês

7.   Julho

O mês mais frio do ano chega com apenas um feriado, de novo numa segunda-feira. No 9 de julho se comemora nada menos que o Dia da Independência. Poucas coisas estão abertas, mais ainda depois de outro final de semana extenso (mais um?). Nessa data é de praxe se deleitar com as delícias culinárias argentinas e esquecer de tudo. Isso mesmo, uma ótima chance de curtir um bom locro, muitas empanadas e beber um ótimo vinho! Não só de feriados vive o homem…

8.   Agosto

Outra novidade dos portenhos é trocar o dia de certos feriados em Buenos Aires segundo as circunstâncias. Por que? Bom, normalmente isso se faz com o intuito de incentivar o turismo. Ou seja… uns trabalham e outros não, como sempre! Agosto, o mês dos ventos, lembra a morte do General San Martín. Só que o verdadeiro dia do falecimento do corajoso Libertador da América foi o 17 de agosto. Então… por que o dia 20 vai ser feriado? Sim, acertou. Para poder ter mais um feriado em Buenos Aires numa segunda-feira!

9.   Setembro

Nada de feriados durante o mês de setembro. Mas não se preocupe. Aproveite o Dia da Primavera (sexta 21) e vá dar uma caminhada pelo Rosedal de Palermo ou o Jardim Japonês. Dois belos programas que sempre valem a pena!

Feriados em Buenos Aires, Rosedal de Palermo

10.     Outubro

Enquanto no Brasil o 12 de outubro é o Dia das Crianças, na capital argentina se celebra o Dia do Respeito à Diversidade Cultural. Um nome meio complicado que antigamente era conhecido apenas como o Dia da Raça. Seja como for, o feriado é trasladado de sexta-feira para segunda-feira 15. Já deu para ver que os portenhos não curtem muito os feriados no meio da semana, só nas segundas!

11.     Novembro

O ano está acabando e a lista de feriados em Buenos Aires também. No penúltimo mês, um feriadinho só: segunda-feira 19, o Dia da Soberania Nacional.

12.     Dezembro

Um dos últimos feriados de 2018 para começar dezembro: o Dia da Virgem Maria (sábado 8 de dezembro). Fica meio sem graça ter um feriado num sábado, mas por lei alguns feriados não podem mudar a sua data.

Em Buenos Aires não existem oficialmente as “férias coletivas” entre as festas de final do ano. Porém, em muitos lugares o atendimento entra em modo “devagar” ou ainda “muito devagar”. Para aqueles que têm trâmites para fazer nessas datas a melhor coisa é desistir e deixar para depois.

Quer visitar em primeira mão os pontos de visitação mais relevantes de Buenos Aires sem ter que perder seu valioso tempo organizando o roteiro? Conheça a ampla variedade de passeios disponíveis e aproveite para descobrir o melhor da cidade!!!

E sim, o 24 de dezembro (que vai ser numa segunda-feira) acaba sendo um feriado não oficial. A cidade, principalmente o micro centro, parece uma ilha deserta e a mesma coisa acontece uma semana depois, no dia 31 de dezembro.

Feriados em Buenos Aires, Puerto Madero (Foto: Mónica Volpin)

Na melhor das hipóteses tudo funciona meio expediente e o transporte no finalzinho da tarde vai parando. Feriado mesmo é apenas o Dia de Natal, ou seja o 25 de dezembro, mas o espirito natalino já está presente muito antes. Com o Natal acabam os dias de folga na terra do bife de chorizo.

Não deixe que os feriados em Buenos Aires peguem você de surpresa, saiba de antemão quando é folga na capital da Argentina e viaje sem problemas!

10 comentários sobre “Feriados em Buenos Aires 2018 [O que você precisa saber]

  1. Rafael Mathias

    Bom dia!
    Estaremos em Buenos Aires esse ano justamente na semana do Natal (23-28).
    Estavámos pensando em alguns lugares. Saberia informar se esses lugares estarão abertos nesse dia?

    1) Plaza General San Martin;
    2) Jardim botânico;
    3) Jardim japonês (Preço: $95 (pesos argentinos)
    Funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.
    Site: http://www.jardinjapones.org.ar);
    4) Museo nacional de Bellas Artes;
    5) Museo Evita (Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 11h às 19h. Fechado às segundas-feiras. Site: http://www.museoevita.org.ar);
    6) Museo sívori (artes plásticas >> Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h. Fechado às segundas-feiras);
    7) Alto Palermo Shopping;
    8) El Rosedal (Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 08h às 20h);
    9) Soho;

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Rafael, tudo bem? Exceto o dia 25 de dezembro, o resto dos dias tudo funciona normalmente. Lembrando que durante a terça feira 24 tudo acaba bem mais cedo. Abraço!

  2. Larissa

    Oi,
    Você sabe se no dia 31 de dezembro os barcos em Tigre ficam disponíveis para os passeios? E no dia 31 à noite madrugada do dia 01/01 consigo taxi ou uber? E a partir de que horas o transporte público começa a funcionar na madrugada de 01 de janeiro?

  3. Lucas Monteiro

    Boa tarde, parabéns pelo site!

    Estarei em Buenos aires entre o dia 26-12 e dia 02-02. A minha pergunta é bem específica: Existe o que se fazer no dia 01-01? Algum restaurante ou shopping abre nesse dia?

    Obrigado

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Lucas, muito obrigado!!! O primeiro do ano normalmente está quase tudo fechado. Durante o dia tem transporte público, porém com frequências menores e alguns bares e restaurantes abrem as suas portas só no final da tarde ou à noite. Se o tempo permitir é uma boa chance de andar pela cidade já que está praticamente vazia, o movimento só começa a partir do dia seguinte. Abraço!

  4. JÉSSICA MOURA DE OLIVEIRA

    Boa tarde!! No dia 24, a Galeria Pacífico, a fragata Sarmiento e o Casino de Puerto Medro estarão abertos?

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Bom dia, tudo bem? Sim, além dos feriados nacionais que mencionamos no artigo, cada província (estado) tem a autonomia de decretar e celebrar os seus próprios feriados. Por exemplo, La Pampa celebra o Dia de Santa Rosa de Lima no dia 30 de agosto, Catamarca comemora a sua Autonomia em 25 de agosto, etc. etc. Abraço!

Deixe uma resposta