Fazendo um City Tour com o Buenos Aires Bus

Um dos maiores problemas que todas as grandes cidades têm é o trânsito. O movimento de veículos e pedestres pode ser muito intenso durante o dia, com milhares e milhares de pessoas circulando constantemente.

Buenos Aires não é a exceção e os turistas que a visitam poderão comprovar isso rapidamente: ônibus, táxis e carros lutam o tempo todo por conseguir e manter um espaço cada vez mais reduzido nas ruas portenhas.

No entanto, uma interessante e mais confortável maneira de descobrir os melhores lugares de Buenos Aires é fazer um city tour utilizando os serviços do Buenos Aires Bus, sem ter que se preocupar com o tumultuado tráfego da cidade.

Booking.com

Atenção! Evite problemas que possam estragar as suas férias. Confira as nossas 10 Dicas de Segurança em Buenos Aires.

Detalhes dos trajetos do ônibus

O Buenos Aires Bus é um ônibus que faz um trajeto fixo pela capital argentina, com diversos pontos já estabelecidos. Atualmente apresenta dois percursos diferentes e atravessa os mais destacados pontos turísticos de Buenos Aires. Conta com um guia turístico e oferece ao passageiro informação simultânea (a través do uso de fones de ouvido) em várias línguas.

(Foto: Juanedc)

Buenos Aires Bus (Foto: Juanedc)

O itinerário principal começa na esquina da Diagonal Norte e Florida, e daí em diante passa pela Plaza de Mayo (onde se encontram a Catedral Metropolitana e a Casa Rosada) e continua pela Avenida de Mayo em direção ao Congresso Nacional. Volta depois por San Telmo (o bairro mais antigo de Buenos Aires) até chegar finalmente em La Boca e percorrer seus lugares principais.

Preste atenção! Antes de pegar um táxi em Buenos Aires, por favor, leia o seguinte artigo.

O próximo bairro é o moderno Puerto Madero, e após atravessar rapidamente o micro centro e a área de Retiro, o Buenos Aires Bus segue seu caminho pela elegante Avenida Figueroa Alcorta. Nela é possível apreciar a atraente figura da escultura metálica Floralis Genérica, nas redondezas do Canal 7 de TV.

Um detalhe que não pode ser ignorado é a possibilidade que o passageiro tem de descer em qualquer ponto do roteiro e continuar o passeio por conta própria. Depois, é só questão de pegar o próximo ônibus sem ter que pagar uma nova passagem.

O seguinte destino do Buenos Aires Bus é Palermo, onde estão localizados o Planetário, os chamados Lagos de Palermo e o romântico Rosedal. Depois, a viagem segue pelos bairros de Las Cañitas e Belgrano antes de regressar ao micro centro portenho. No retorno, passa pelo Zoológico de Palermo, a requintada Recoleta, o mítico Teatro Colón (que oferece visitas guiadas bem interessantes) até finalizar no lugar inicial, nas ruas Diagonal Norte e Florida. A duração total da viagem redonda é de aproximadamente três horas e meia.

Funciona também um trajeto alternativo que sai desde o já mencionado Planetário, nos bosques de Palermo e segue rumo ao pitoresco Bairro Chinês (em Belgrano) e também o estádio do famoso time de futebol River Plate. Volta pela Costanera Norte, onde é possível visualizar o parque temático Terra Santa e o Aeroparque Jorge Newbery, até acabar o trajeto novamente no Planetário.

Frequência e preços do Buenos Aires Bus

O Buenos Aires Bus tem horários diferentes para o inverno e o verão, com uma frequência aproximada de vinte minutos entre cada serviço. No verão o primeiro ônibus sai do micro centro (Diagonal Norte e Florida) às 8.30h, e o último às 19h. Já no inverno começa às 9.00h e finaliza às 17.20h.

Até a data de publicação deste artigo, o preço das passagens era de 247 pesos argentinos para os passageiros adultos e 123,50 pesos (a metade) para as crianças. As passagens podem ser adquiridas no mesmo ônibus, no ponto de partida da viagem ou no Shopping Paseo Alcorta.

(Foto: miroab)

Buenos Aires Bus (Foto: miroab)

A pontualidade dos serviços provavelmente seja um dos pontos fracos do Buenos Aires Bus, já que as vezes os horários prometidos infelizmente não são cumpridos. Mas é preciso lembrar que além do intenso trânsito portenho, a cidade sofre frequentes piquetes e cortes de rua por causa de diversas manifestações, o que acaba prejudicando o normal funcionamento e a qualidade do serviço. Contudo, não deixa de ser um jeito prático e diferente de percorrer todos os lugares para visitar em Buenos Aires.