A origem das empanadas

Alem do já mencionado churrasco argentino, outro prato muito popular e que o turista brasileiro em Buenos Aires não pode deixar de experimentar são as empanadas. Estão feitas com uma massa baseada em farinha de trigo, água, banha e sal, que depois será cortada em discos e finalmente recheadas com diferentes ingredientes e fechadas cuidadosamente. Parecidas com os pastéis brasileiros… mas diferentes!

Veja também as principais características do Churrasco argentino.

Originárias dos países árabes, as empanadas foram descobertas pelos espanhóis no ano 700 DC; no entanto, só chegaram às terras argentinas e os países vizinhos durante a época da colonização. Segundo alguns relatos, no século XIX já eram consideradas um prato tradicional que nunca faltava nas festas e reuniões da cidade.

Booking.com

Diferentes tipos

Existem na Argentina diversas variedades de empanadas, na verdade cada região ou estado do país tem a sua própria versão com diferente recheio, tipos de massa, temperos, etc. Mas o sabor característico e atraente fica fora de qualquer questionamento.

Empanadas (Foto: einalem)

Empanadas (Foto: einalem)

Podem ser servidas como entrada antes do prato principal, acompanhando um bom churrasco (costume bem tradicional no interior da Argentina) ou bem como único prato. As mais conhecidas são recheadas com carne (pode ser moída ou cortada à faca), mas também podem levar frango, queijo e presunto, milho com molho branco, queijo e cebola, espinafre e muitas combinações mais. Todas elas podem ser fritas ou ao forno.

Gostaria de acompanhar seu prato predileto com um bom vinho? Conheça então as características do vinho argentino.

O recheio

Quando se fala de empanadas, a mais tradicional é a de carne: o recheio é feito com carne moída sem gordura, cebola, cebolinha, pimentão vermelho, azeitonas, ovo cozido picada e até uva passa (dependendo do gosto pessoal). Os temperos geralmente usados são sal, pimenta calabresa, páprica e cominho (este é o tempero que da o gosto característico ao recheio e não pode faltar) e o recheio pode ser suave ou bem apimentado. Antes de coloca-las no forno podem ser pintadas com ovo mexido para ressaltar a cor amarela e ficar mais douradas.

Empanadas argentinas
Empanadas argentinas, uma tentação difícil de resisitir

Sendo um dos pratos típicos da República Argentina, podem ser achadas na maioria dos bares e restaurantes de Buenos Aires.

Se você gosta de pizza lhe oferecemos uma lista com as cinco pizzarias mais populares da Calle Corrientes.

Com diferentes tamanhos, formas, recheios e tipo de preparo, as empanadas são uma interessante opção no cardápio daquele que visita a cidade.