El Palácio de la Papa Frita, um clássico portenho

É sabido que a oferta gastronômica na cidade de Buenos Aires é bem extensa. Centenas de coloridos restaurantes enfeitam as ruas portenhas, lhe convidando com os mais variados cardápios, preços e propostas. O que na verdade não resulta nada fácil: tem muito para escolher e a concorrência é gigante.

Mas se há um restaurante de Buenos Aires que enfrentou o passar do tempo, e ainda hoje, com mais de 50 anos de história, consegue atrair a atenção de todo aquele que circula pelo centro, esse lugar chama-se El Palácio de la Papa Frita.

Quer saber os nomes dos diferentes tipos de carne em espanhol? Saiba mais.

Booking.com

Um pouco de história

O primeiro local foi inaugurado no ano 1959 na rua Lavalle, numa época onde Buenos Aires tinha poucos restaurantes. Porém, a qualidade da sua cozinha, o atendimento cordial e o ambiente aconchegante foram elementos chave para atingir o sucesso e prestígio que iriam chegar junto com os anos.

El Palácio de la Papa Frita, Avenida Corrientes

Após certo tempo, uma filial foi aberta na Calle Corrientes. Rapidamente se converteu em uma elegante e atraente opção para comer antes ou depois de uma sessão de cinema ou teatro. Além de ter oferecido desde sempre os clássicos pratos que eram e continuam sendo do gosto popular, El Palácio de la Papa Frita é responsável por introduzir na culinária portenha as inigualáveis batatas soufflé, originando assim o nome do estabelecimento. Uma marca registrada que ainda perdura.

Características

O frequentado local de Corrientes 1612 (quase esquina con Montevideo) encontra-se ao lado da pizzaria Banchero, outro ícone da tradicional avenida. Seu amplo ambiente é elegante e bem decorado. Um dos destaques de El Palácio de la Papa Frita é o seu atendimento, feito por experientes garçons que logo demostram ter anos na profissão.

O cardápio é bem variado e apresenta todos os pratos tradicionais de Buenos Aires, como carnes, frangos, massas, e, logicamente as famosíssimas batatas soufflé que são a especialidade da casa. As porções são fartas e bem apresentadas e o cliente pode também escolher um interessante prato turístico promocional.

Gostaria de acompanhar seu prato predileto com um bom vinho? Conheça então as características do vinho argentino.

Como acontece na maioria dos restaurantes de Buenos Aires, na hora do almoço o movimento nunca começa antes das 12.30h.

O segredo das batatas soufflé

As batatas soufflé se originaram na França, na região de Saint Germain, no final do século 19, e foi por acidente. Num elegante jantar, que incluía carne de porco acompanhada de batatas fritas, um contratempo provocou a demora de todos os convidados. O apavorado chef de cozinha, com a ceia praticamente pronta, teve de retirar as batatas que estavam fritando e esperar resignadamente até os comensais chegarem.

El Palácio de la Papa Frita, batatas soufflé
A especialidade da casa são as famosas batatas soufflé

Finalmente pôde continuar com seu trabalho e na hora de colocar as batatas novamente no óleo (que já estava quase fervendo de tanto esperar), as mesmas aumentaram de tamanho e adquiriram uma forma muito particular que acabou agradando todo mundo. Nasciam as batatas soufflé.

Uma técnica que muitos anos depois, através de El Palácio de la Papa Frita, ficou famosa na Argentina. É mantida desde 1959 com a mesma qualidade já que é o único restaurante que oferece esse tipo de acompanhamento no seu cardápio.