Documentos para viajar à Argentina de carro

Você já leu o nosso artigo Ir a Buenos Aires de carro: vale a pena ou não? Se a resposta é afirmativa e deseja enfrentar a estrada o próximo passo é conhecer a documentação necessária. A seguir fazemos uma lista dos documentos para viajar à Argentina de carro que você irá precisar.

Documentos pessoais:

A documentação pessoal é a mesma que quando você viaja de avião ou de ônibus. RG em boas condições ou passaporte dentro do prazo de validade são os únicos documentos aceitos. Além disso, logicamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá ser levada junto com o RG ou passaporte.

Muito cuidado: apresentando apenas a CNH você NÃO poderá ingressar em território argentino… só com o RG ou passaporte! Entretanto, não é preciso ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID): a CNH é suficiente para dirigir na Argentina.

Booking.com

Documentos do carro:

Em primeiro lugar: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Sim, aquele documento de cor verde que a cada ano é renovado na hora de pagar o IPVA.

Documentos para viajar à Argentina de carro, CRLV

Carta Verde: seguro obrigatório contra terceiros. Serve para todos os países membros do Mercosul. Pode ser contratado nas diferentes companhias de seguro do Brasil ou ainda nos principais bancos brasileiros. Lembrando que esse seguro cobre apenas eventuais danos a outras pessoas ou veículos, e não o seu próprio carro. Consulte com a sua asseguradora a possibilidade de incluir um seguro para viajar ao exterior na sua apólice. Desse jeito, o seu carro também estará assegurado.

Se seu veículo ainda não está quitado será necessário então a autorização do banco ou entidade que fez o financiamento.

Itens de segurança… e alguns mitos também!

Os elementos de segurança obrigatórios nas estradas argentinas basicamente são os mesmos que no Brasil, porém com algumas pequenas diferenças.

Antes de entrar em detalhes é bom entender que cada país tem as suas próprias regras. E nesse sentido os hermanos não ficam atrás. Muito se diz de agentes de trânsito que inventam exigências com o intuito de receber alguma propina. Infelizmente, isso pode ser verdade. Mas os elementos que estamos mencionados nessa lista são os estabelecidos pela Lei de Trânsito Argentino N° 24.449. Tomando nota…

Obrigatórios:

  • Dois triângulos de sinalização. Os mesmos deverão ser colocados na frente e na parte de trás do carro enquanto estiver parado numa emergência.

Documentos para viajar à Argentina de carro, triângulo

  • Extintor dentro do veículo, em local de fácil acesso ao motorista (artigo 40 da Lei 24.449).

Documentos para viajar à Argentina de carro, extintor

Opcionais:

  • Kit de primeiros socorros (recomendado em caso de algum acidente menor).
  • Todos os elementos necessários para trocar normalmente um pneu: estepe, macaco e chave de roda ou chave cruz.

Documentos para viajar à Argentina de carro, estepe

Consulte os preços dos melhores shows de tango de Buenos Aires e faça agora mesmo as suas reservas!!!

Mitos:

  • Cambão rígido superior a dois metros e meio (conhecido como cuarta na Argentina). Não é um invento para incomodar aos motoristas estrangeiros, embora a sua utilização possa ser quase nula. Só que não está escrito em lugar nenhum que seja obrigatório ter um cambão.
  • Lençóis brancos (mortalhas) em caso de morte. Não, não é necessário. Se por desgraça alguma fatalidade acontecer, isso é assunto da ambulância…

Documentos para viajar à Argentina de carro

Outras exigências:

  • Os carros não podem circular com engate para reboque.
  • Crianças menores de 10 anos deverão viajar no banco traseiro.
  • Uso obrigatório da cadeira para crianças, boosters ou bebê conforto, do mesmo jeito que no Brasil.
  • Transitar nas estradas com os faróis baixos acessos as 24 horas.

Ficou com alguma dúvida? Basta acessar o site de Seguridad Vial e já estaremos com tudo pronto para começar a nossa viagem!