Os novos preços do transporte em Buenos Aires

Que o ano de 2016 está sendo agitado, ninguém pode negar. Mais ainda nessa parte do planeta, a nossa querida e sempre inquieta América do Sul. Da realidade que o Brasil está atravessando nem precisamos falar. E os hermanos argentinos, com governo novo desde dezembro do ano passado não ficam atrás. Junto com as mudanças trazidas pelas novas autoridades veio uma verdadeira cascata de aumentos e não só nos produtos da cesta básica. Energia, água, gás e vários outros serviços aumentaram os seus valores com bastante rigor.

Na última sexta feira oito de abril foi a vez do transporte público, um item que sempre resultou mais barato em Buenos Aires que em qualquer cidade do Brasil. Mas nada dura a vida toda e o governo argentino decidiu que era hora de mexer nos preços das passagens dos principais meios de transporte num 100 %. O que logicamente não provocou a alegria do povo.

Mesmo assim, e com o intuito de evitar problemas maiores, já existem descontos de mais de 50% para aposentados, aqueles que recebem bolsa família e ajudas sociais, pessoal doméstico e ainda os ex-combatentes da Guerra das Malvinas. Preço camarada para os turistas brasileiros? Infelizmente, não: por enquanto isso não figura na agenda do Presidente Maurício Macri.

Booking.com

Se você está pensando em viajar em breve, saiba quais são os novos preços do transporte em Buenos Aires. Só uma dica: o melhor é conseguir o cartão SUBE porque a diferença de preço se você for pagar sem ele agora se sente (principalmente no bolso).

Ônibus

Com quase 200 linhas diferentes e mais de um milhão e meio de usuários por dia, o ônibus (chamado de colectivo) é o meio de transporte mais utilizado em Buenos Aires. A partir do último final de semana as passagens custam entre seis e sete pesos dependendo da distância.

Os novos preços do transporte em Buenos Aires (Foto: Tim Adams)

Conheça a cotação oficial do real na Argentina clicando aqui.

Para ter uma noção do valor do real brasileiro no mercado negro de Buenos Aires (que ainda existe, embora com menos força que antes), você pode calcular entre 5 e 10 % acima da cotação oficial. Por exemplo, se o real estivesse hoje a 3,60 pesos segundo o Banco Central, o valor no mercado paralelo poderia beirar os 3,80 pesos argentinos.

Metrô

Mesmo lotado nas horas de pico e com as suas frequentes interrupções no serviço, o metrô de Buenos Aires é bem conveniente na hora de viajar pela cidade. São seis linhas que abrangem a maior parte da Capital Federal e você pode fazer conexões entre duas ou mais linhas pagando apenas uma única passagem.

Os novos preços do transporte em Buenos Aires (Foto: amaynez)

O aumento do metrô está previsto só para o próximo mês de junho, mas o preço da passagem já foi desvendado: 7,50 pesos com o SUBE.

Trem

Tal vez o meio de transporte menos usado pelos turistas brasileiros (tirando o clássico Tren de la Costa). As passagens de trem da linha Mitre (ramais Tigre ou Bartolomé Mitre) custam agora entre quatro e seis pesos, sempre que sejam adquiridas com o cartão SUBE. Quem não tiver o agora valioso cartãozinho deverá pagar 12 pesos, seja qual for o percurso.

Os novos preços do transporte em Buenos Aires, trens

Táxis e remises

Os táxis foram os primeiros em ajustar a tabela de preços, justamente em 27 de fevereiro de 2016. Inicialmente são 23,20 pesos e depois 2,32 pesos a cada 200 metros percorridos, isso tudo com bandeira um. Com a bandeira dois existe um acréscimo de 20%. Como e quando funciona? De segunda a sexta das 22h às 06h, e desde as 22h do sábado até as 06h de segunda feira.

Os novos preços do transporte em Buenos Aires, táxi (Foto: nonuou)

Contudo, o recente (e bastante polêmico) desembarco do Uber na capital portenha ameaça complicar o trabalho dos tradicionais carros pretos com teto amarelo.

Já no caso dos remises, como pertencem a agências particulares, eles modificam os preços das viagens conforme aumenta o valor da gasolina. Desse jeito, sempre que você for contratar um remise é recomendável consultar o preço antes de fazer a reserva.

Consulte por passeios, traslados, shows de tango e outras atividades turísticas em Buenos Aires com os melhores preços do mercado!

Faça as suas contas com calma, compare com os preços do transporte na sua cidade e tire as suas próprias conclusões. Vale a pena se preocupar com os novos preços do transporte em Buenos Aires ou não?