Complejo Tango, simplicidade e tradição

Como já temos falado em outros posts, existem muitas possibilidades na hora de escolher um show de tango em Buenos Aires. Complejo Tango entra na categoria dos espetáculos mais despretensiosos, onde a simplicidade se mistura com o legítimo legado do Tango argentino. O estilo e a proposta podem parecer semelhantes àquelas que o Café Tortoni oferece, só que num local mais espaçoso.

Tudo começa antes do espetáculo, a partir das 19.30h, com as aulas de dança de uma hora de duração e com direito a diploma. As aulas já estão incluídas no valor do ingresso, e mesmo não sendo obrigatórias são uma ótima maneira de perder o medo e se familiarizar com os passos básicos do tango.

Complejo Tango

Booking.com

Complejo Tango funciona num tradicional casarão de dois andares no bairro portenho de Once, a poucos minutos do Obelisco. Exatamente na esquina da Avenida Belgrano e a rua Saavedra.

A ambientação do salão principal é bem particular e já causa uma boa impressão logo no começo. O pé-direito bem alto como era antigamente, os brilhantes pisos de madeira e as simpáticas janelas com venezianas acima do palco, produzem uma sensação bem aconchegante: dá a sensação que estamos na sala de uma antiga casa familiar do século 19. E mesmo sem as pretensões e o requinte que outras casas de tango portenhas têm, você acaba se sentindo bem à vontade.

Conheça as opções de cardápio

Depois das aulas e desde as 20.30h, chega a hora de jantar e esperar a função começar. Para isso, a casa dispõe de três alternativas:

  • Show com Jantar (em três passos e com bebidas liberadas).
  • Show só com bebidas (que na verdade inclui também uma entrada ou sobremesa).
  • Show VIP (jantar com vinhos VIP e traslado privado).
Jantar no Complejo Tango
A nossa escolha? Cambalache (empanada), Café de los Angelitos (Sorrentinos) e Ojos Negros (Brownie com sorvete).

O cardápio de Complejo Tango traz duas entradas, quatro opções de prato principal e quatro sobremesas. Todos os pratos com a particularidade de ter nomes de tangos famosos. Mas não é necessário ser um expert no assunto para fazer a escolha: tudo está bem explicado em inglês, espanhol, francês… e logicamente em português! Seja qual for a sua preferência, o atendimento das garçonetes é sempre cordial e eficiente desde a chegada até o final da noite.

É bom lembrar que em todas as casas de tango de Buenos Aires (do mesmo jeito que acontece em bares e restaurantes) existe um hábito que pode não ser muito popular entre os turistas brasileiros: deixar gorjeta. Ela é “sutilmente” sugerida pelo pessoal da casa antes do espetáculo concluir.  É parte do folclore portenho.

Como é o show de Complejo Tango

O show começa às 22.15h trazendo a vibrante emoção da mais popular dança argentina mostrando cinco etapas diferentes que o Tango foi vivenciando com o passar do tempo. Tudo isso com um elenco não muito grande , mas que dá conta do recado: um corpo de baile com três duplas de dançarinos, um cantor e a jovem orquestra de quatro membros localizada na sacada.

(Foto: Hannah Webb)

Complejo Tango (Foto: Hannah Webb)

Aproveitando o espaço entre as mesas, os artistas também interagem com o público durante boa parte da função, com muito bom humor e profissionalismo. Não fique surpreso então ao ver os espetadores dançando junto com os bailarinos: se você fez a aula de tango antes do show, durante o mesmo vai ter uma boa oportunidade de demonstrar o aprendido, pode acreditar!

Consulte por espetáculos, passeios e outras atividades em Buenos Aires com os preços mais em conta do mercado.

O repertório combina os tangos mais clássicos com outros provavelmente menos conhecidos pelo público brasileiro. Mas a emoção e o divertimento se mantêm ao longo de toda a apresentação, de aproximadamente uma hora e quinze minutos  (que para falar a verdade, passa muito depressa).

Uma dica importante: praticamente em todas as casas de tango que já temos visitado, não é permitido tirar fotos nem filmar durante o show. Porém, no Complejo Tango essa exigência parece não existir e você tem a chance de captar os melhores momentos da apresentação com a sua câmera ou celular. Um detalhe que acrescenta ainda mais a simpatia que o lugar brinda.

Um oferecimento talvez menos exigente, com uma produção sóbria se comparada com outros espetáculos como, por exemplo, Tango Porteño ou Señor Tango, mas que não deixa ninguém desapontado.