Como fazer o check-in da Gol

Como fazer o check-in da Gol

Já faz tempo que a empresa aérea Gol vinha oferecendo e insistindo sutilmente na utilização do auto check-in e agilizar assim o procedimento prévio ao embarque.

Quando saí do Brasil em dezembro de 2014 rumo a Buenos Aires, o sistema ainda estava no seu começo e era opcional. Mas no final de semana passado (sábado 25 de abril), assim que cheguei ao Aeroporto Hercílio Luz de Florianópolis, me deparei com a novidade: o check-in da Gol havia mudado e agora cada passageiro deve fazê-lo por conta própria.

Trata-se de um novo sistema para facilitar o check-in e o autoatendimento precisa ser feito antes de despachar as bagagens. Não é um bicho de sete cabeças, porém pode resultar um pouco confuso no começo. Para iniciar o processo basta se aproximar a um dos totens da Gol. Sem se apavorar e sempre mantendo a calma: se você é uma dessas pessoas familiarizadas com o uso de computadores ou smartphones dificilmente vai ter problemas. Só vai precisar ter todas as informações do seu voo em mãos.

(Foto: Stefan Krasowski)

Check-in da Gol (Foto: Stefan Krasowski)

Em primeiro lugar você deve inserir o código localizador que recebeu com a sua reserva (números, letras ou uma combinação das duas opções), ou seu CPF. Se os dados estiverem corretos, seu nome completo deverá aparecer na tela, que tem um sistema touch screen similar aos smartphones, tablets e caixas eletrônicos dos bancos.

Na continuação deverá confirmar a sua nacionalidade e colocar o número e tipo de documento de viagem (RG ou passaporte: a CNH só é aceita para voos domésticos). Caso você já esteja cadastrado em algum programa de milhas (Smiles, por exemplo), o seu número de sócio sera solicitado. Do mesmo jeito que no procedimento antigo, é preciso informar o nome e telefone de algum familiar que não esteja viajando com você. Contudo, atendentes da empresa sempre estão por perto para esclarecer dúvidas ou dificuldades.

O fato de informar o número do seu celular para receber futuras informações da Gol é opcional. Último passo e o seu cartão de embarque será emitido no formato tradicional da Gol: o habitual papel tipo conta de supermercado! O processo só leva um par de minutos (que podem parecer mais para quem não tem experiência anterior!).

Mas aí não acaba tudo. Só aqueles passageiros que estejam viajando unicamente com bagagem de mão ou com malas pequenas que não precisam ser despachadas poderão se dirigir ao portão de embarque. Se esse não for o seu caso, agora é a vez de você se encaminhar ao balcão e despachar as suas malas.

Este passo seguinte não mudou em nada, é questão de chegar no balcão, apresentar a bagagem normalmente e receber os comprovantes da operação.

Vale a pena fazer o autoatendimento?

Sendo uma nova disposição da Gol e de outras empresas, o viajante não tem muitas opções. Mas existem algumas desvantagens ou pontos negativos que valem a pena lembrar.

  • Os passageiros precisam chegar com um pouco mais de antecedência, considerando que vão ter que enfrentar duas filas: a do check-in e a fila para despachar as bagagens.
  • Em aeroportos grandes e com muita gente ao redor, será imprescindível ter um olho na tela fazendo o check-in e outro nos seus pertences. Nem falar então dos casais que viajam com crianças pequenas e ainda precisam tomar conta delas, tudo ao mesmo tempo. Levemente complicado.
  • Calculando o tempo que você vai utilizar para fazer o auto check-in primeiro, e despachar as malas depois, a mudança pode não parecer ser muito favorável.
  • Pessoas com pouca experiência “tecnológica” podem ter dificuldades para fazer o check-in com a Gol ou qualquer outra empresa brasileira.

Com certeza, quem leva vantagem com a mudança são os funcionários da aero linha, já que só precisam se ocupar da bagagem a ser despachada.

Nada pior do que chegar em Buenos Aires e não saber como contratar um traslado, não é verdade? Evite furadas e situações perigosas… agende seu transfer com antecedência e viaje com motoristas profissionais e confiáveis por um preço justo!!!

O tempo total do processo vai depender, é claro da quantidade de passageiros que estejam na sua frente, do numero de terminais disponíveis (e funcionando) e da velocidade dos passageiros. Para evitar esses contratempos, a opção mais conveniente é fazer tudo em casa, pela internet. Isso não é uma novidade, já que o processo pode ser feito online há vários anos.

Fazer o check-in inteligente online

Desde o seu computador, tablet, celular ou smartphone, você poderá fazer as coisas com mais calma. Nesse caso, realizar o check-in com antecedência, imprimir os cartões de embarque e levar tudo pronto pode ser uma solução mais ágil e simples.

(Foto: Joao Carlos Medau)

Check-in da Gol (Foto: Joao Carlos Medau)

Os prazos? Desde sete dias até 45 minutos antes do avião sair (nos voos nacionais) e 7 dias até 1h15m se o voo for internacional. Vale para bilhetes comprados pela internet e também para aqueles emitidos por uma agência de viagens. Clique aqui para fazer o check-in online desde o site oficial da Gol.  

Em Buenos Aires, no Aeroporto de Ezeiza ou no Aeroparque Jorge Newbery o novo sistema com os totens de autoatendimento ainda não foi implementado. Ou seja, quando você estiver voltando ao Brasil deverá fazer o check-in do jeito convencional. Pelo menos por enquanto.

Deixe uma resposta