Colonia del Sacramento, bela e pitoresca

Já pensou em melhorar o seu combo turístico por Buenos Aires e acrescentar mais um destino? Se a resposta é sim podemos lhe dar uma sugestão que pode fazer toda a diferença. Basta atravessar o famoso Rio de la Plata e desembarcar na costa uruguaia. Sim, do outro lado do rio mais largo do mundo espera por você a bela e pitoresca Colonia del Sacramento.

Visitar a cidade tem muitas vantagens; em primeiro lugar, fica bem perto da capital argentina. Em segundo lugar, o passeio pode ser feito em apenas um dia. Ideal para aqueles que desejam curtir uma opção diferente e contam com pouco tempo. E por último, porém não menos importante, porque Colonia del Sacramento é uma cidadezinha muito aconchegante e atraente. Então… motivos não faltam.

Encontra-se a quase 180 km de distância de Montevidéu, a capital uruguaia, e foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1995. Como seu nome sugere, o estilo da cidade é tipicamente colonial. Só que ao invés do resto de Uruguai, Colonia foi colonizada incialmente pelos portugueses e depois pelos espanhóis.

Booking.com

Considerando o tamanho de Colonia del Sacramento e a sua proximidade com Buenos Aires, não resulta uma loucura pensar em fazer a viagem de bate e volta num dia só. Pelo contrário, dá para fazer um pit-stop e regressar para a terra do tango sem estresse nenhum.

7 lugares que você deve visitar em Colonia

Uma imagem característica (e simpática) da cidade são os carrinhos de golfe andando por tudo quanto é lado levando turistas. As estreitas ruas de paralelepípedos e as casas de pedra ou tijolo são a marca registrada de Colonia del Sacramento.

Colonia del Sacramento

Mesmo não sendo muito grande, quem viaja para Colonia não pode deixar de visitar os seus principais atrativos. Veja a seguir quais são os sete lugares mais relevantes.

  • Bairro Histórico: o chamado Casco Histórico é um dos lugares imperdíveis de Colonia. Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1995 o seu charme se baseia nessa mistura irresistível das culturas espanholas e portuguesas.
  • Rua dos Suspiros: dentro do Bairro Histórico aparece um cantinho muito especial… a Rua dos Suspiros. Estreita, rodeada de casas construídas há mais de duzentos anos é um dos pontos turísticos mais visitados.

Colonia del Sacramento, Rua dos Suspiros (Foto: The Travelista)

  • Praça Maior: o destaque do Bairro Histórico. Ao redor dela podemos achar alguns dos pontos de visitação mais relevantes da cidade como por exemplo, o Museu Municipal, a Rua dos Suspiros e o Farol.
  • Praça de Touros: a influência espanhola marca presença na chamada Plaza Real de San Carlos. Mas só na tradição das corridas de touros, pois a arquitetura é decididamente de estilo árabe. Funcionou pouco tempo (até 1912) e atualmente são as suas ruinas o principal destaque da imponente construção.
  • Porto de Iates: denominado também como o Puerto Viejo (Porto Velho), também está localizado no Bairro Histórico de Colonia. O local indicado para curtir uma vista panorâmica e desfrutar de um pôr do sol inesquecível.

Colonia del Sacramento, Porto de Iates

  • Igreja Matriz: a cidade de Colonia del Sacramento tem a honra de possuir a igreja mais antiga do Uruguai. Construída inicialmente em 1680, sofreu várias reformas por causas das frequentes guerras e é conhecida como Basílica del Santísimo Sacramento.
  • O Farol: outro ponto de visitação que não deve faltar na sua lista. O famoso Farol de Colonia del Sacramento também permite apreciar uma visão única da cidade. Com seus quase 30 metros de altura é um dos ícones da colonial localidade.

Colonia del Sacramento, farol

Como chegar

Desde Buenos Aires o jeito mais rápido e direto é através do Buquebus. A empresa disponibiliza vários serviços diários com uma duração de uma hora e quinze minutos, saindo desde Puerto Madero. Outras opções semelhantes para ir e voltar a Colonia del Sacramento são Colonia Express e Seacat Colonia.

Mas se você quer se despreocupar de tudo a Funny Times Travel oferece uma solução bem interessante: passagens ida e volta e City Tour completo. Na verdade, a empresa conta com uma ampla variedade de pacotes turísticos para quem deseja conhecer Colonia del Sacramento. As opções incluem, passagens, almoço, caminhadas e muito mais… faça a sua consulta online e tire todas as suas dúvidas!

Se você vai ficar vários dias em Buenos Aires e quer fazer um programa diferente, então Colonia del Sacramento decididamente deve fazer parte do seu roteiro.