Chimichurri, o tempero do Churrasco Argentino
O chimichurri é o tempero mais tradicional que acompanha o churrasco argentino e nas churrascarias é habitual encontra-lo em grandes fontes perto da grelha, ou em pequenas tigelas se for num restaurante.
Quer saber os nomes dos diferentes tipos de carne em espanhol?
Como é feito
Na verdade, o chimichurri é uma simples mistura de certos ingredientes que ajudam acentuar o sabor inconfundível da carne assada na grelha.
(Foto: Carlos Lopes)
Como sempre, a receita pode variar ligeiramente dependendo do gosto pessoal, mas geralmente um bom chimichurri de lei leva o seguinte:
- Orégano
- Alho triturado
- Um tempero conhecido na Argentina como ají molido (muito parecido com a pimenta calabresa brasileira, só que menos apimentada).
- Óleo
- Vinagre
- Sal
- Páprica (se quiser dar uma cor levemente vermelha ao tempero).
Como já foi explicado no artigo 10 Segredos do Churrasco Argentino, o único tempero que o assador coloca na carne antes de começar a preparação do churrasco é o sal; o chimichurri, então, só é colocado quando a carne já foi servida no prato.
Mesmo levando ingredientes tais como a pimenta calabresa e a páprica, o tempero não deve ser muito apimentado. O gosto particular e inconfundível dele deve ser produzido principalmente pela presença do orégano e o alho, ressaltando o sabor da suculenta carne que acabou de sair da grelha.
Meu marido trabalha com churrasco e indicaram esse tempero para ele,só que ele.comprou tudo já misturado e não seu em qual proporção.Voce pode me passar uma propocao de binagre e oleo para 100gr para ele pincelar na hora que estiver assando.Pode colocar azeite?
Boa tarde Janice, tudo bem? Se você já tem a mistura pronta, então o passo seguinte será colocar tudo num vidro ou tigela e colocar óleo até cobrir a totalidade dos ingredientes. Pode colocar azeite também, só que vai precisar de uma quantidade grande e aí o preparo fica mais caro! Normalmente é utilizado óleo de soja. Depois é a vez de acrescentar o vinagre (de vinho, álcool ou maçã): uma pequena quantidade já é suficiente (uma colher de sopa, por exemplo), mas do mesmo jeito que o sal é questão de gosto. Por último, o chimichurri é colocado quando a carne já está pronta e no prato, não quando ainda está assando na grelha. Boa sorte!!!
Olá!
Quais seriam – basicamente – a proporções utilizadas de cada ingrediente do Chimichurri?
Qual a durabilidade do molho já pronto?
A ideia seria preparar na véspera de algum churrasco.
Parabéns pelo excelente trabalho!
Abraços,
Daniel.
Olá Daniel! Deve existir uma centena de receitas diferentes de chimichurri e com certeza cada assador deve ter a sua, já que tudo é questão de gosto. A que eu costumo fazer leva o seguinte:
Quatro colheres de sopa de orégano.
Ají molido (um tempero argentino semelhante à Pimenta Calabresa, só que muito mais leve): quatro colheres de sopa. Atenção: se você não conseguir ají molido e for utilizar pimenta calabresa, só colocar uma colher de chá. Caso contrário vai ficar excessivamente apimentado!
Alho triturado: uma colher de sopa.
Uma colher de chá de páprika doce se desejar uma cor vermelha no chimichurri (é opcional).
Uma pitada de sal e pimenta.
Misturar e cobrir os ingredientes com óleo de soja até ficar líquido, mas sem exagerar. Por último, colocar uma colher de sopa de vinagre (vinho, álcool ou maçã). O vinagre é muito importante por que além do aroma e gosto característico vai ajudar na conservação e durabilidade do chimichurri.
Se colocado num recipiente hermético pode ser conservado na geladeira durante várias semanas. Basta fazer o chimichurri algumas horas antes do churrasco e colocar encima da carne quando estiver pronta. Bom apetite!
Bom dia amigo, se me permite corrigir, o óleo tem q ser de preferência o de girassol por ser mais denso e qualidade e o vinagre eo de vinho branco, faça o teste e vera a diferença…bons churrascos!
Bom dia Hugo… valeu pela dica, já vamos fazer o teste! Abraço!