Carnaval na Argentina – o que fazer

Não, aqui em Buenos Aires não tem aqueles desfiles espetaculares como no Brasil. Muito menos Sambódromo ou a Rede Globo atormentando os lares com essas transmissões de TV que parecem nunca acabar. O Carnaval na Argentina é bem diferente e na verdade a maior semelhança é que acontece durante as mesmas datas. Fora disso, tudo muda e de uma maneira considerável.

O Carnaval é só brasileiro? É claro que não, e mesmo sendo sinônimo de muita festa, bagunça e cerveja, trata-se de uma celebração religiosa.

Antigamente o Carnaval era bastante popular em Buenos Aires. Na época, o desfile mais famoso e esplêndido era realizado na Avenida de Mayo. Sim, aquela da Casa Rosada e o Café Tortoni. Mas nos subúrbios também tinha muitos festejos. Em quase todos os bairros existiam os chamados “corsos” e a vizinhança se juntava alegremente. O trânsito era cortado e todo mundo saia das suas casas e ficava festando nas ruas. Música, confete de papel colorido, espuma em aerossol e um detalhe muito particular: estourar balões cheios de água nos outros. A brincadeira da criançada (e de muitos marmanjos também) era jogar esses pequenos balões nas pessoas e deixá-las molhadas.

Booking.com

Com o tempo esse costume foi se perdendo até sumir quase por completo. Só na última década que os portenhos recuperaram o hábito de celebrar a tradicional festa de verão. Desse jeito, o Carnaval na Argentina estava de volta.

Quando se celebra o Carnaval?

Uma dúvida muito habitual: quando se celebra o Carnaval? Isso muda todos os anos, mas a data resulta a mesma em todos os países. Esse ano as festas vão ser entre os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro. Tudo depende de quando se festeja a Páscoa. O Domingo de Páscoa sempre ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono (21 de março). Baseado nesse acontecimento, a terça-feira de Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. Você sabia disso?

Carnaval na Argentina (Foto: Kevin Jones)

Qual é o Carnaval na Argentina mais famoso?

Não, nada de Puerto Madero nem da calle Florida. Palermo Soho? Menos ainda. O Carnaval na Argentina mais famoso acontece na cidade de Gualeguaychú, na província de Entre Ríos. A mesma está localizada uns 230 quilômetros da capital argentina. Com muito brilho, mulheres bonitas e uma produção bem caprichada é o mais parecido com o Carnaval brasileiro.

Carnaval na Argentina, Gualeguaychú (Foto: Kevin Jones)

Logo em seguida vem o Carnaval de Corrientes, no estado vizinho do mesmo nome. E não é menos famoso que o de Gualeguaychú: de fato, a cidade de Corrientes foi declarada a Capital Nacional do Carnaval. Só que Corrientes não fica nada perto: mais de 900 km a separam de Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires durante o Carnaval

Se você, querendo ou não, escolheu essas datas para visitar Buenos Aires e só agora descobre que vai chegar justamente durante o Carnaval, não precisa se preocupar. Para começar… quando é feriado em Buenos Aires por causa do Carnaval? Apenas os dias 12 e 13 de fevereiro, sempre segunda e terça-feira.

Mas não pense que a cidade fica totalmente paralisada por causa disso, Buenos Aires não é o Rio de Janeiro. Fecham os bancos, casas de câmbio, etc. Algumas lojas comerciais também fecham, outras não. Porém, boa parte dos bares, restaurantes, transporte público e demais atrações turísticas funciona praticamente com normalidade. A dica é confirmar isso com antecedência antes de agendar alguma atividade ou passeio para evitar contratempos.

Carnaval na Argentina (Foto: Tigre Municipio)

Quase todos os bairros da cidade de Buenos Aires organizam desfiles (murgas), onde se apresentam as diversas comparsas (equivalente portenho das escolas de samba). Costumam começar no finalzinho da tarde e vão até meia noite ou ainda mais. Contudo, não espere aqueles desfiles típicos do Brasil: em Buenos Aires tudo é bem mais simples, mas vale a pena conhecer!

Consulte por passeios, traslados, shows de tango e outras atividades turísticas em Buenos Aires com os melhores preços do mercado!

E o clima? No mês de fevereiro faz bastante calor, então se prepare para suportar altas temperaturas. Roupas e calçado bem leves e simples, muita água… e ler o nosso artigo O clima de Buenos Aires, mês a mês! Saiba o que levar na mala e evite surpresas. O Carnaval na Argentina está se aproximando…