Carnaval na Argentina – o que fazer

Carnaval na Argentina – o que fazer

Não, aqui em Buenos Aires não tem aqueles desfiles espetaculares como no Brasil. Muito menos Sambódromo ou a Rede Globo atormentando os lares com essas transmissões de TV que parecem nunca acabar. O Carnaval na Argentina é bem diferente e na verdade a maior semelhança é que acontece durante as mesmas datas. Fora disso, tudo muda e de uma maneira considerável.

O Carnaval é só brasileiro? É claro que não, e mesmo sendo sinônimo de muita festa, bagunça e cerveja, trata-se de uma celebração religiosa.

Antigamente o Carnaval era bastante popular em Buenos Aires. Na época, o desfile mais famoso e esplêndido era realizado na Avenida de Mayo. Sim, aquela da Casa Rosada e o Café Tortoni. Mas nos subúrbios também tinha muitos festejos. Em quase todos os bairros existiam os chamados “corsos” e a vizinhança se juntava alegremente. O trânsito era cortado e todo mundo saia das suas casas e ficava festando nas ruas. Música, confete de papel colorido, espuma em aerossol e um detalhe muito particular: estourar balões cheios de água nos outros. A brincadeira da criançada (e de muitos marmanjos também) era jogar esses pequenos balões nas pessoas e deixá-las molhadas.

Com o tempo esse costume foi se perdendo até sumir quase por completo. Só na última década que os portenhos recuperaram o hábito de celebrar a tradicional festa de verão. Desse jeito, o Carnaval na Argentina estava de volta.

Quando se celebra o Carnaval?

Uma dúvida muito habitual: quando se celebra o Carnaval? Isso muda todos os anos, mas a data resulta a mesma em todos os países. Esse ano as festas vão ser entre os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro. Tudo depende de quando se festeja a Páscoa. O Domingo de Páscoa sempre ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono (21 de março). Baseado nesse acontecimento, a terça-feira de Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. Você sabia disso?

Carnaval na Argentina (Foto: Kevin Jones)

Qual é o Carnaval na Argentina mais famoso?

Não, nada de Puerto Madero nem da calle Florida. Palermo Soho? Menos ainda. O Carnaval na Argentina mais famoso acontece na cidade de Gualeguaychú, na província de Entre Ríos. A mesma está localizada uns 230 quilômetros da capital argentina. Com muito brilho, mulheres bonitas e uma produção bem caprichada é o mais parecido com o Carnaval brasileiro.

Carnaval na Argentina, Gualeguaychú (Foto: Kevin Jones)

Logo em seguida vem o Carnaval de Corrientes, no estado vizinho do mesmo nome. E não é menos famoso que o de Gualeguaychú: de fato, a cidade de Corrientes foi declarada a Capital Nacional do Carnaval. Só que Corrientes não fica nada perto: mais de 900 km a separam de Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires durante o Carnaval

Se você, querendo ou não, escolheu essas datas para visitar Buenos Aires e só agora descobre que vai chegar justamente durante o Carnaval, não precisa se preocupar. Para começar… quando é feriado em Buenos Aires por causa do Carnaval? Apenas os dias 12 e 13 de fevereiro, sempre segunda e terça-feira.

Mas não pense que a cidade fica totalmente paralisada por causa disso, Buenos Aires não é o Rio de Janeiro. Fecham os bancos, casas de câmbio, etc. Algumas lojas comerciais também fecham, outras não. Porém, boa parte dos bares, restaurantes, transporte público e demais atrações turísticas funciona praticamente com normalidade. A dica é confirmar isso com antecedência antes de agendar alguma atividade ou passeio para evitar contratempos.

Carnaval na Argentina (Foto: Tigre Municipio)

Quase todos os bairros da cidade de Buenos Aires organizam desfiles (murgas), onde se apresentam as diversas comparsas (equivalente portenho das escolas de samba). Costumam começar no finalzinho da tarde e vão até meia noite ou ainda mais. Contudo, não espere aqueles desfiles típicos do Brasil: em Buenos Aires tudo é bem mais simples, mas vale a pena conhecer!

Pensa viajar a Buenos Aires e quer curtir um verdadeiro show de tango, com jantar, bebidas livres e traslado ida e volta incluídos? Então não perca mais tempo… a sua solução acabou de chegar!!!

E o clima? No mês de fevereiro faz bastante calor, então se prepare para suportar altas temperaturas. Roupas e calçado bem leves e simples, muita água… e ler o nosso artigo O clima de Buenos Aires, mês a mês! Saiba o que levar na mala e evite surpresas. O Carnaval na Argentina está se aproximando…

32 comentários sobre “Carnaval na Argentina – o que fazer

  1. VINICIUS LUCAS UMEKITA

    Belo artigo, muito obrigado! Quero passar o Carnaval na Argentina em 2020. É minha primeira visita a BA. Mas verifiquei que as passagens estão muito caras. Alguma dica para onde eu encontro passagens mais em conta? Obrigado.

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Valeu Vinicius, obrigado! Sim, com certeza as passagens não estão nada baratas. Os sites mais recomendados para achar promoções são Skyscanner, Viajanet, Maxmilhas e Kayak, entre outros. Contudo, a dica é se cadastrar neles para obter os avisos de ofertas e ter disponibilidade de datas para viajar, flexibilidade de horários e um pouco de paciência. Mas as promoções acabam aparecendo, só tem que saber esperar e ficar ligado! Abraço!

  2. ROBSON AGOSTINHO BLUM

    Ola Patrício! Excelente seu artigo. Viajaremos à BA no proximo Carnaval de 2020 e será nossa primeira ida à Argentina. Tenho algumas dúvidas:

    1) o passeio de gondola funciona na segunda e terça de carnaval?
    2) o cemitério da Recoleta abre na segunda e terça?
    3) Consigo visitar a Bombonera no feriado?
    4) assistir a apresetação das murgas é seguro ou requer cuidados?

    Desde já, muito obrigado!!!!!!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa noite Robson, tudo bem? No site das Gondolas Turísticas todas as datas aparecem como não disponíveis, então o mais seguro é entrar em contato utilizando o formulário e fazer a consulta. O Cemitério da Recoleta abre todos os dias das 07 às 17.30 horas, inclusive durante o Carnaval. As visitas guiadas ao Estádio de Boca Juniors são realizadas diariamente entre as 10 e as 18 horas, exceto aqueles dias que tem jogo. Dependendo da localização, assistir um desfile de Carnaval não é perigoso; porém, sempre é bom tomar certos cuidados principalmente com celulares e outros pertences como em qualquer outro lugar onde tem muita gente. Abraço!

      1. ROBSON AGOSTINHO BLUM

        Obrigado Patricio! Dicas valiosas!!!!! Parabéns pelo trabalho e pela disposição nos informes e dicas!!!! Grande abraço

    2. Sara Leão

      Eu estou nessa mesma situação. Eu e meu namorado iremos a BA pela primeira vez no próximo Carnaval e meu receio é de que meu roteiro não possa ser cumprido pelo fato de alguns locais fecharem nesse período.

  3. sergio miotta

    boa noite patricio, casas de tango qual vc me indicaria com jantar incluso aliado a preço e qualidade?

  4. Joyce Kroeff

    Olá! Sou brasileira e moro na Argentina,(BA) queria outra opção para carnaval na argentina,poderia ser interior.

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa tarde Joyce, tudo bem? Nesse caso vale a pena dar uma escapadinha até Entre Ríos e conhecer o Carnaval de Gualeguaychú, que é o mais popular da Argentina. Abraço!

  5. MAURO DE ALMEIDA

    Bom dia, Patricio. Gostaria de saber o câmbio: na Argentina aceita dolares ou precisa da moeda local?
    Obrigado,
    Mauro

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Oi Mauro, tudo bom? Os dólares são sempre bem recebidos na Argentina, principalmente em Buenos Aires. Só que não é obrigatório para os comércios, restaurantes, táxis, etc. aceitar moeda estrangeira. Desse jeito, o mais recomendável é levar também pesos argentinos. Abraço!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Olá Gustavo, tudo bem? A feirinha de San Telmo só funciona durante os domingos e o feriado de Carnaval em Buenos Aires é nos dias 4 e 5 de março (segunda e terça-feira). Então, a feira deve funcionar normalmente. Abraço!

  6. Vinicius

    Boa tarde! Gostaria de saber se os taxis funcionam normalmente? E também se atrações como, Hard rock café, La bombonera, Tango, Galerias pacifico entre outras funcionam normalmente na época de carnaval?
    Vou dia 02 de março e volto dia 6, estou preocupado quanto a isso.

    Muito obrigado!!

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Bom dia Vinícius! Sim, durante os dias de Carnaval quase tudo funciona normalmente (tango, shoppings, transporte, etc.). Só os bancos, casas de câmbio e alguns comércios fecham as suas portas. Abraço!

  7. Tamara

    Olá! Irei para Burnos Aires no dia 02/03 e volto no dia 06/03, sabe se o “bate volta” de buenos ainre para Uruguai pelo barco vai funcionar ? Obrigada

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Bom dia Tamara, tudo bem? Sim, os serviços das empresas Buquebus e Colonia Express funcionam normalmente nessas datas. Porém, por causa da possível demanda, o mais recomendável é fazer as reservas om antecedência. Abraço!

  8. Lívia

    Oi!!! Já percebi que consultarei muito este site rs.

    Gostaria de saber se, então, vale a pena ir pra Buenos Aires para “fugir” do carnaval no Brasil ou se é “trocar 6 por meia dúzia.” Entendi que existem “murgas”, como blocos de carnaval, mas não entendi a extensão delas na cidade.

    Obrigada.

  9. Fernanda Garcia

    Olá, Patricio.

    Também pretendo passar o carnaval de 2019 em Buenos Aires. Tem alguma dica de como organizar um roteiro de 4 dias sem perder as atrações devido aos feriados que têm? Fico no aguardo e muito obrigada.

    Fernanda.

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Olá Fernanda, tudo bem? Além das atrações de Carnaval que mencionamos no artigo você pode aproveitar o clima de verão para conhecer outros lugares tais como o Tigre, o Paseo de la Costa e o parque temático Temaikén, etc. No post O verão em Buenos Aires você pode achar mais dicas que com certeza serão de utilidade. Abraço!

      1. Viviane Lima Toledo

        Eu conheci a cidade de Tigre em janeiro e fiquei apaixonada com a tranquilidade e estarei voltando na próxima sexta para Buenos Aires e em Tigre no domingo dia 3 de março, Alguém sabe de alguma programação específica durante o carnaval em Tigre????

  10. Márcio Alexandre da Silva Mendonça

    Olá, Patricio.

    Cara, o seu site foi um verdadeiro “achado” pra mim!! Estou aprendendo muito!! Muito obrigado.

    Uma dúvida:

    Pretendo ir a Buenos Aires no carnaval de 2019, ou seja, de 1º a 5 de março. Sabe me dizer se, nesses dias, por ser carnaval, é considerado alta temporada lá também? Preços passagem, hospedagem, etc. elevados?

    Novamente, muito obrigado.

    1. Patricio Espigares Autor da Postagem

      Boa noite Márcio, tudo bem? Muito obrigado pelo elogio, ficamos felizes sabendo que gostou do nosso blog! Pois é, o Carnaval acontece bem nos últimos dias do verão então pode ser considerada “temporada alta”. Mas com a inflação atual fica um pouco difícil saber se os preços ficam mais altos por causa do turismo ou não!!! Abraço!

Deixe uma resposta